sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ensino de Português com mais alunos e menos cursos

Foto: Marc Wilwert
A rede de ensino de português no estrangeiro vai ter no próximo ano lectivo mais alunos mas menos cursos, disse o secretário de Estado das Comunidades, admitindo casos de maior concentração de alunos por turma.

"Na rede tradicional do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) vamos ter um número de alunos ligeiramente superior àquele com que terminámos o actual ano lectivo, ou seja, teremos 57.212 alunos (56.191 em 2011/2012), distribuídos por 3.603 cursos, que é um número ligeiramente inferior àquele com que terminamos este ano (3.621)", disse José Cesário.

O responsável admitiu que em alguns casos aumentou o número de alunos por turma. "Em alguns casos temos efectivamente mais alunos por turma. A regra dos 15 alunos por turma, que já existia, foi agora executada com maior rigor".

José Cesário, que está a negociar com os sindicatos de professores o Regime Jurídico do Ensino Português no Estrangeiro, adiantou que as conversações estão a decorrer "de forma satisfatória".

"Temos apenas um ponto de divergência em que é difícil haver acordo, que é a questão da introdução de propinas no sistema", disse o governante, ressalvando que, "em boa verdade não é um ponto de negociação".

Sem comentários:

Enviar um comentário