sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um mistério com três décadas

Foto: Le Sibenaler
O caso "Bommeleeër" remonta a 1985. O primeiro atentado deu-se em Abril desse ano, com a explosão de uma casa em Bourscheid. A partir daí, sucederam-se os atentados. Os "bommeleeër" ("bombistas" em luxemburguês) destruíram postes de alta tensão da companhia de electricidade Cegedel, atacaram uma esquadra de polícia e uma conduta de gás em Hollerich.

A piscina olímpica, o Palácio da Justiça e o aeroporto do Luxemburgo foram também alvo de atentados bombistas, lançando o terror no país.

O inquérito, que chegou a contar com a ajuda do FBI e da Polícia alemã, arrastou-se durante quase três décadas. E deu origem a muitos rumores. O príncipe Jean, irmão do actual grão-duque, e o antigo responsável das brigadas móveis, Ben Geiben, foram alguns dos nomes que chegaram a ser referidos como estando por detrás dos atentados. Rumores que obrigaram mesmo a desmentidos oficiais e à apresentação pública de álibis.

No final do inquérito, a Justiça acabaria por constituir arguidos apenas Marc Scheer e Jos Wilmes, antigos agentes das brigadas móveis da Polícia. Quase trinta anos depois, o caso vai chegar finalmente a julgamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário