sexta-feira, 25 de maio de 2012

"A dependência da energia é uma dependência política"

O abastecimento da energia é uma questão política e não só ambiental, diz Maria da Graça Carvalho, antiga ministra dos governos de Durão Barroso e de Santana Lopes. A eurodeputada pelo Partido Popular Europeu (PPE) deu ontem uma palestra sobre "Energia, um bem de todos e para todos", no Instituto Camões, na capital.

"A questão da segurança do abastecimento é importante: há países da União Europeia que dependem apenas de um país fornecedor", alerta Maria da Graça Carvalho perante uma plateia maioritariamente composta por alunos do Ensino de Português no Grão-Ducado.

A eurodeputada referia-se ao incidente político entre a Rússia e a Ucrânia: "Em 2005, a UE foi forçada a olhar para a energia como factor de luta política. A Rússia cortou o abastecimento de gás natural à Ucrânia".

"A UE apercebeu-se que tinha de haver uma estratégia comum sobre a energia. A Ucrânia não conseguiu nada sozinha. Foi a solidariedade dos países, o falar em comum, que resolveu o problema". A eurodeputada alerta, por isso, para a importância da autonomia energética dos países e para a necessidade de se recorrer cada vez mais "às energias renováveis e mais limpas". "Todos os dias estamos a transferir riqueza para outras partes do globo, para os países produtores de petróleo. Também do ponto de vista económico a autonomia energética é essencial", conclui a eurodeputada. Maria da Graça Rodrigues é investigadora na área das energias e professora catedrática no Instituto Superior Técnico.
A eurodeputada veio a convite da Coordenação de Ensino de Português no Luxemburgo.
Texto e foto: I. Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário