quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comité Spencer comemorou 10o aniversário

A associação Comité Spencer comemorou 10 anos de existência no Casino de Bonnevoie, no sábado, numa festa que contou com a presença de muitos jovens de origem cabo-verdiana.

O Comité Spencer foi fundado em 2002 após a morte trágica de um jovem cabo-verdiano numa discoteca da cidade do Luxemburgo, vítima de uma rixa juvenil. Um dos objectivos da associação, que adoptou o nome do jovem falecido há 10 anos, Spencer dos Santos, é a luta contra a violência juvenil.

Em 2004, a associação recebeu o prémio "Osons vivre ensemble", atribuído pela Fundação Intercultural às associações luxemburguesas que mais se distinguiram nas iniciativas de integração sociocultural.

Actualmente, o Comité Spencer é composto por cerca de 20 membros activos e inúmeros simpatizantes.

Nestes 10 anos de vida, têm desenvolvido campanhas de sensibilização com e para os jovens, contra a violência, iniciativas que têm sido levadas a cabo junto das escolas e casas de juventude (Maisons de Jeunes). Explicar aos jovens como reagir em caso de conflito é um dos objectivos propostos pelo Comité Spencer.

"Não é a lutar que se resolvem os problemas, mas através do diálogo", afirma Germana Delgado, responsável pelo Comité. O grupo desenvolve também apoio escolar em parceria com alunos no Athenée do Luxemburgo, em Merl. Os alunos mais velhos ajudam os mais novos nos trabalhos de casa.

Ao longo destes anos, o Comité tem tido apoios quer da parte de comunas como Dippach, Niederfeulen e da capital, quer do Ministério da Família.

Outro dos projectos do grupo é a informatização das escolas cabo-verdianas, que abrange várias ilhas do arquipélago. Em Setembro, o Comité vai enviar mais 200 computadores para o país, através do programa E-city. Para Cabo Verde seguem também anualmente materiais escolares, cadeiras de rodas e medicamentos.

A associação pretende tornar-se multicultural e não só estar ligada à comunidade cabo-verdiana do Luxemburgo. Para isso, o grupo apela a todos os interessados que se quiserem tornar membros ou saber mais informações sobre o Comité Spencer, que se dirijam às instalações na galeria Kons, na capital, ou através do seu site ( www.comitespencer.lu ).

Além destes projectos, o último desafio responde a um apelo da polícia e do município de Esch-sur-Alzette, que pediram à associação para interceder junto da comunidade cabo-verdiana residente naquela cidade, visto o acréscimo de violência que tem envolvido jovens daquela comunidade. O grupo e a comuna vão realizar eventos culturais e desportivos para manter os jovens ocupados e longe da violência.
Texto e foto: Ricardo Raminhos

Sem comentários:

Enviar um comentário