quarta-feira, 30 de maio de 2012

Luxemburgo: 10 de Junho junta CASA e CCPL pela primeira vez

Foto: Michel Brumat
As festividades do 10 de Junho têm, este ano, a particularidade de juntar na organização o Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) e a Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL). É a primeira vez que acontece esta parceria entre as duas organizações, tradicionalmente de costas voltadas.

Ainda na organização participam a Coordenação do Ensino Português, a Câmara de Comércio e de Indústria Luso-Luxemburguesa (CCILL) e a Confraria dos Financeiros Lusófonos no Luxemburgo (CFLL).

O programa das festividades do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Mundo começa na quinta-feira, 7 de Junho, com a inauguração da exposição "De Terra e de Fogo - a arte do azulejo revisitada", de Teresa Ribeiro e Margarida Girão. A exposição é inaugurada na Mediateca da Caixa Geral de Depósitos/CCPL (180, route de Longwy) em Merl, na capital, às 18h30, e vai estar patente até 28 de Julho.

Já no sábado, dia 9 de Junho, o CASA organiza um programa de animação na place Guillaume e na place d'Armes, na capital, das 17h às 1h da manhã. No mesmo dia, às 19h, tem lugar a abertura oficial das festividades. No dia 10 de Junho, domingo, a animação organizada pelo CASA vai continuar, das 10h às 21h. Em ambos os dias e no âmbito do Dia de Portugal, os festejos do 10 de Junho alargam-se até Kockeclscheuer, onde o CASA organiza um concurso de pesca, entre outras animações.

Ainda no âmbito das comemorações do 10 de Junho, a embaixadora de Portugal no Luxemburgo, Maria Rita Ferro, vai colocar uma coroa de flores junto ao busto de Luís de Camões, situado no cruzamento da rue de Bonnevoie com a rue du Puits, na cidade do Luxemburgo. A cerimónia vai ser na segunda-feira, dia 11, pelas 12h, e vai contar com a presença da comunidade portuguesa.

A finalizar as festividades, no dia 14 de Junho, vai decorrer a apresentação do livro bilingue (português/francês) de prosa poética "Como um rio/Comme un fleuve", de São Gonçalves, pelas 18h30, na Mediateca CGD/CCPL, em Merl.

Sem comentários:

Enviar um comentário