sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pierre Peters arrisca-se a 30 meses de prisão

Pierre Peters pode incorrer em 30 meses de prisão. O luxemburguês de 58 anos, autor de folhetos xenófobos, respondeu em tribunal, na quarta-feira, pelas acusações de agitação popular e instigação ao ódio racial. Peters prescindiu dos serviços de um advogado e vai assegurar ele próprio a sua defesa em tribunal.

Peters considera que o conteúdo dos folhetos "não é xenófobo e corresponde à realidade". Nos textos, o activista de extrema-direita acusava os imigrantes portugueses e de Leste, bem como os fronteiriços belgas e franceses de "arruinarem o país". Peters ataca também as associações de estrangeiros como a ASTI, que aliás levantou um processo civil contra o luxemburguês. "Encaro os estrangeiros como uma ameaça. Contudo, não sou racista e não tenho nada contra os estrangeiros em si", explica Peters.

Entre 2009 e 2011, Peters distribuiu folhetos com conteúdo xenófobo por caixas de correio em várias localidades do sul do país. Neles, o co-fundador do partido de extrema-direita luxemburguês "National Bewegong", instigava ao ódio racial. O Ministério Público luxemburguês pede uma pena suspensa de prisão de 30 meses. A sentença é conhecida a 10 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário