domingo, 22 de abril de 2012

Guimarães 2012 chega ao Luxemburgo no dia 27

A programação de Guimarães-Capital Europeia da Cultura 2012 chega ao Luxemburgo a 27 de Abril. O programa cultural arranca com a inauguração da exposição de desenhos do artista português Irineu da Silva Oliveira, às 18h30.

Os trabalhos sobre a cidade de Guimarães vão estar patentes no Foyer Européen (12, rue Heine, na capital) até 16 de Maio.

No dia 2 de Maio, a partir das 18h30, o Instituto Camões (8, blv. Royal, na capital) recebe uma conferência sobre a cidade de Guimarães e onde o público pode ver uma exposição de fotografia da autoria de Armindo Cachada, antigo jornalista do Jornal de Notícias e autor de vários livros sobre a cidade berço da nacionalidade portuguesa.

No dia seguinte e também no Instituto Camões, vai decorrer a apresentação de "O raio de sol e o fio de luar", o livro multilingue da autora vimaranense Margarida Cachada (falecida em 2004), com ilustrações de Andrée Staar, em hora ainda a definir.

O livro volta a ser apresentado no dia 7 de Maio, na Escola Europeia, sob a iniciativa dos professores do grupo de Português.

Recorde-se que a representante da Capital Europeia da Cultura 2012 no Grão-Ducado, Andrée Staar, garantiu ainda ao CONTACTO, em Janeiro, "diversas jornadas temáticas em escolas e viagens culturais a Guimarães". Em Maio, está prevista uma jornada temática sobre Guimarães 2012 na Escola Europeia e os alunos do departamento de português vão ter uma sessão especial.

Até ao final do ano esperam-se ainda uma participação temática no Sarau Literário "Mil Folhas" e "mais coisas em perspectiva", mas que "ainda não estão concretizadas", garantia Andrée Staar.

Sem comentários:

Enviar um comentário