sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EXCLUSIVO CONTACTO: Polícia acaba com gang do comboio - Mãe de um dos agressores está desesperada


Eram sete horas da manhã quando a polícia entrou na casa de Conceição Teixeira, na cidade do Luxemburgo, para deter o filho de 19 anos. O rapaz foi identificado no vídeo difundido pela Polícia do Luxemburgo que mostra uma agressão e assalto no comboio no dia 14 de Dezembro. Desde então, a mãe nunca mais viu o filho.

Conceição Teixeira não se conforma. A polícia levou o filho de casa na terça-feira e desde então nunca mais viu o rapaz de dezanove anos, português de origem cabo-verdiana. "Não tenho nenhuma informação sobre o estado do meu filho e estou em pânico. Eu não sei se ele está vivo ou morto. Acho indecente que não me tenham dito nada".

Conceição Teixeira está no Luxemburgo há seis meses. Dois meses depois foi a vez de o filho deixar Portugal para vir para o Grão-Ducado. O rapaz estuda numa escola na Bélgica.

No dia 14 de Dezembro, o jovem ter-se-á envolvido numa agressão e roubo a um passageiro no comboio que fazia a ligação entre Rodange e o Luxemburgo. Segundo a polícia, a vitima ficou gravemente ferida e teve de ser assistida de urgência na gare de Berchem.

Na semana passada, e pela primeira vez, a Procuradoria do Luxemburgo solicitou à polícia a divulgação das imagens captadas pelas câmaras de vídeo-vigilância do comboio. Uma semana depois, a polícia dirigiu-se a casa de Conceição Teixeira para deter o filho.

"Só na quarta-feira à noite é que soube que tinham levado o meu filho para Schrassig. Mas até agora ainda não o pude ver. Não sei como é que ele está".

O porta-voz da Procuradoria do Luxemburgo confirmou ao POINT24 que neste momento há cinco jovens em prisão preventiva em Schrassig. Um foi detido ainda na noite da agressão. Os outro quatro foram detidos esta semana. "As imagens das câmaras do comboio ajudaram muito. Depois de terem sido divulgadas, houve muita gente que nos ajudou a identificar os presumíveis agressores".

Henri Eippers diz ainda que cabe aos advogados dos arguidos comunicar com as famílias e dar as informações relativas ao estado dos detidos. "Todos os suspeitos têm direito a um advogado e são eles que devem falar com as famílias".

No caso do filho de Conceição Teixeira, a mãe diz que ainda ninguém lhe disse nada. Sobre os outros membros do já conhecido "gang do comboio", Conceição Teixeira diz que não sabe quem são e que o filho nunca lhe contou nada. "A única coisa que ele me disse na altura da detenção é que não me preocupasse. Disse qualquer coisa sobre um comboio, mas não me disse mais nada. A polícia falou com ele, mas eu não percebi nada do que diziam porque eu não percebo francês", confessa Conceição Teixeira ao POINT24-edição portuguesa.

Os cinco jovens estão todos detidos por decisão do Tribunal e esperam julgamento.


Domingos Martins
Fotos: Polícia Grã-Ducal

Sem comentários:

Enviar um comentário