sábado, 28 de janeiro de 2012

Bruxelas diz que isenção de IVA no Luxemburgo é ilegal

Foto: Marc Wilwert
A Comissão Europeia exige que o Luxemburgo altere a legislação do IVA. Em causa está a isenção do pagamento de taxas aplicável aos agrupamentos autónomos de pessoas, uma figura jurídica comum no sector financeiro e dos seguros.

A Comissão Europeia enviou ontem um pedido formal ao Luxemburgo exigindo que este altere as regras do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). Em causa está a isenção do pagamento de IVA aplicável aos agrupamentos autónomos de pessoas, uma figura jurídica que se tornou comum no sector financeiro e dos seguros. Grupos de interesse económico, fundações ou associações podem vir a ser afectadas pela ordem de Bruxelas.

O executivo comunitário considera que a lei luxemburguesa, que isenta do pagamento do IVA os serviços prestados pelos agrupamentos autónomos, até um montante de 45 % do volume de negócios anual, é incompatível com o direito comunitário.

Ontem, a Comissão enviou ao Luxemburgo um parecer fundamentado, o último passo no processo de infracção antes do recurso ao tribunal. O Grão-Ducado tem agora dois meses para alterar as regras que infringem as leis comunitárias sobre o pagamento do IVA. Caso contrário, o caso vai mesmo ser julgado no Tribunal Europeu das Comunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário