segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Governo prepara-se para acabar com ensino de português

O Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas (SPCL) diz que o Governo se prepara para acabar com o ensino de português no estrangeiro, mantendo uma presença "simbólica" apenas nas grandes cidades."Ainda não havia a crise que agora é usada como pretexto e já tinham começado os enormes cortes neste ensino. Agora continuam. Os professores trabalham em condições impossíveis, não há a mínima qualidade de ensino e essas condições vão tornar-se ainda piores no próximo ano lectivo", disse à agência Lusa a secretária-geral do SPCL, Teresa Soares.

A dirigente sindical adiantou que a situação está a "piorar gradualmente", dando como exemplo o corte de 30 cursos na rede de ensino de português no estrangeiro em relação ao ano passado, decidido em Junho, a que se seguiu, em Setembro, a decisão de não substituir professores que se encontrem em licença de maternidade ou que se reformem a meio do ano.

"Todos esses alunos ficarão sem aulas. Na área de Estugarda, onde lecciono, estão no momento mais de 300 alunos sem aulas e assim vão continuar até Fevereiro. Acresce a isto, o facto do Instituto Camões, que tutela desde 2010 o ensino de português no estrangeiro, ter cancelado um concurso para colocar professores no ensino básico e secundário e nos leitorados no estrangeiro".

Esta segunda-feira é Halloween

Abóboras, aranhas, caveiras e guloseimas já são sinónimos um pouco por toda a Europa do Dia das Bruxas ou "Halloween", que se comemora esta segunda-feira à noite. Mas as raízes remontam ao festival celta Samhain, que servia para comemorar o ano novo.

A 1 de Novembro marcava-se o final do Verão e o início do Inverno frio e escuro, uma altura do ano associada à morte. Daí este dia ser considerado o Dia dos Mortos o que, adoptado ao calendário cristão se tornou o Feriado de Todos-os-Santos

"Hall Hallow's Eve", véspera do Dia dos Espíritos

Os celtas acreditavam que na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro se esbatia a fronteira entre o mundo dos vivos e o dos mortos e que os fantasmas regressavam.

Com a conquista da maior parte do território celta pelos romanos, no ano 43 a.C., juntaram-se ao Samhain mais dois festivais: Feralia, no último dia de Outubro, para comemorar a passagem dos mortos; e um outro para honrar a deusa da fruta e das árvores.

A influência cristã, através do Papa Bonifácio IV (séc. VII), redefiniu o dia 1 de Novembro como o de Todos-os-Santos. A celebração foi denominada 'All Hallow's Eve ou All Hallowmas', que acabou por evoluir para Halloween.

Também foi a Igreja Católica que definiu o dia 2 de Novembro como o dos Finados.

Esta tradição celta é há muitos séculos celebrada na Irlanda e noutros países anglo-saxónicos, que levaram este costume pagão para os Estados Unidos, de onde, através do cinema e da televisão, ficou a ser conhecido no Mundo inteiro.

Jantares, concertos e festas de Halloween com gente mascarada de bruxa, de monstro ou de morto-vivo têm lugar esta noite um pouco por toda a Europa.

Halloween no Luxemburgo

No Luxemburgo, o fenómeno é recente e não tem mais de dez anos. Há poucos anos, o dia 31 de Outubro chegava sem que fossem organizados particulares serões especiais nos bares e discotecas a nível nacional. Mas, de ano para ano, as manifestações têm-se multiplicado e cada vez mais jovens e crianças tem vindo a aderir ao espírito de Halloween.

Na sexta-feira à noite já muitas crianças andavam mascaradas pelas ruas batendo às portas dos vizinhos, perpetuando a tradição americana de Halloween do "trick or treat" (partida ou guloseima), que os franceses traduziram para "des bonbons ou des coups de baton" e que em português se poderia livremente traduzir para "dê-nos rebuçados ou pregamos-lhe uma partida".

Mas é nesta noite de segunda-feira que a maioria das crianças deve vir bater-lhe à porta. Por isso, muna-se de guloseimas ou fica sujeito a sabe-se lá que partida...

Um pouco por todo o Grão-Ducado, bares, discotecas e associações organizam noites dedicadas ao Dia das Bruxas com concursos para os mascarados mais assustadores.

Propostas de filmes para ver na noite de Hollween


O cinema e a televisão norte-americanos foram prolíficos durante todo o século XX e na última década em filmes de terror que hoje os adeptos da Noite das Bruxas vão procurar ver para os que ficam em casa mas mesmo assim querem sentir emoções fortes.

Apenas algumas sugestões que aqui deixamos:

- "Halloween"
, série de dez filmes (de 1978 a 2009), protagonizados, entre outros, por Jamie Lee Curtis. História livremente baseada no "Psycho" de Alfred Hitchcock" (1960) e que fala da série de assassínios perpetrados pelo psicopata fictício Michael Meyers nas noites de 31 de Outubro.
- "Coisa Ruim", considerado o primeiro filme de terror português. De Tiago Guedes e Frederico Serra (2006).
- "Rec", um dos filmes de terror espanhóis mais assustadores dos últimos tempos. De Jaime Balagueró e Paco Plaza (2007).
- "The Nightmare before Christmas", filme animado de Tim Burton, de 1993. E se os monstros de Halloween sequestrassem o Pai Natal para prolongar o Dia das Bruxas.
- "Scary Movie", trilogia de comédias de terror (2000 a 2003). Para uma lista completa de comédias de terror, clique aqui

Para uma lista completa de filmes de terror, para todos os gostos e estômagos, clique aqui.

José Luís Correia
com agências

CCPL comemora 20 anos com Gala de Prémios

A Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL) comemora 20 anos com uma Gala de Prémios. Um júri independente vai seleccionar 10 personalidades que se distinguiram no trabalho em prol da comunidade.

A gala dos Prémios Personalidade está agendada para 25 de Novembro, data em que a confederação que agrupa 80 associações portuguesas comemora vinte anos de existência. Até lá, um júri independente vai analisar as candidaturas nas áreas das Artes, Associativismo, Comunicação Social, Desporto, Divulgação da Língua Portuguesa, Empreendedorismo, Humanidades, Política e Profissões Liberais. A que acresce um galardão à escolha do júri que não se enquadre em nenhuma destas categorias. Uma espécie de "óscares da comunidade" que têm como objectivo "premiar pessoas que se tenham distinguido na promoção e na defesa da língua, da cultura e da comunidade, não necessariamente de nacionalidade portuguesa", explica José Coimbra de Matos, presidente da confederação desde 2000.

"Há pessoas que anonimamente têm tido um papel importantíssimo na integração da comunidade, e a quem não é dado suficiente relevo", diz o dirigente associativo. "O nosso objectivo é mostrar à comunidade de acolhimento que há pessoas na comunidade portuguesa que também se destacam na sociedade".

Texto: P.T.A.

domingo, 30 de outubro de 2011

Luxemburgo: Contrato de integração já foi assinado por 190 candidatos

O Contrato de Acolhimento e Integração (CAI) foi já assinado por 190 residentes estrangeiros, adianta a plataforma "Migrações e Integração" (MI) – constituída pelas associações APL, ASTI, ASTM, Caritas, CCPL, CEFIS, FAAL, FACVL e os sindicatos FNCTTFEL, LCGB, OGB-L e Syprolux.

Como o nome indica, o CAI "visa favorecer a integração" e os "candidatos signatários" comprometem-se a seguir cursos de línguas, de instrução cívica e uma jornada de orientação.

Após a introdução a 3 de Outubro do CAI, pelo Ministério da Integração, a MI vem fazer um primeiro balanço desta iniciativa do Governo luxemburguês e considera este contrato "modesto" e com "falta de ambição", e não reflecte os 400 mil euros investidos.

Para aprender uma das línguas oficiais do Luxemburgo, o candidato deve inscrever-se numa escola da sua escolha. Uma parte das aulas é financiada pelo Estado, a outra pelo candidato. Mas, até agora, o Governo não explicou como esta "factura" fica dividida, lamenta a MI. Estas aulas podem ter entre 60 a 80 horas mas, mais uma vez, o Ministério da Integração não definiu exactamente o número mínimo de horas. Em comparação, contrasta a MI, com o contrato hómologo alemão, os candidatos podem ter até 600 horas de aprendizagem da língua. Quanto aos cursos de instrução cívica são gratuitos e podem ser em diferentes línguas (por ex., português), mas duram apenas seis horas no Luxemburgo, quando na Alemanha duram 45 horas, podendo mesmo ir até às 300.

As associações que constituem a MI avisam ainda os signatários que, depois de percorrerem a legislação luxemburguesa na matéria, advinham que o Governo luxemburguês vai ter o CAI em consideração nas atribuições das residências de longa duração. A MI recorda que o Conselho Económico e Social (CES) teria considerado "útil" que o CAI tivesse um lado "atractivo", ou seja, que os signatários beneficiassem de uma redução do período de residência quando quisessem obter a nacionalidade luxemburguesa, proposta que não foi tida em conta pelo Governo. A MI lamenta ainda que além de o CAI não ter aspecto algum "atractivo" também não seja "opcional".

Clervaux vai finalmente ter um Liceu

A zona norte do país vai ganhar mais um Liceu. Os residentes de Clervaux assim o exigiram e o Governo já respondeu e vai avançar com as obras.

Há dez anos que a associação "de Klierfer Kanton" (o cantão de Clervaux) reclamava a criação de um Liceu para dar continuidade ao sistema educativo daquela região nortenha. Em 2009, o Governo tinha estabelecido um gabinete de arquitectura para os planos do futuro Liceu. Como a materialização do projecto arrastava-se no tempo, a associação decidiu encorajar os residentes a escrever postais ao Ministério da Educação.

Depois de ter recebido mais de mil postais na semana passada, o Governo aprovou prontamente o projecto.

As obras vão avançar, mas só para o Outono de 2012.

Foto: John Lamberty

sábado, 29 de outubro de 2011

Guimarães2012: Aprovado "plano estratégico"

O Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães aprovou este sábado o "plano estratégico" para o ano da Capital Europeia da Cultura (CEC) num clima de "grande empenhamento" e com uma "nova energia", segundo o presidente do órgão, Jorge Sampaio.

Reunido no Centro Cultural Vila Flor, o Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, órgão máximo da instituição que tem a cargo a programação cultural da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, aprovou por "unanimidade" o "plano estratégico para 2012".

O ex-presidente da República lembrou que a CEC é um "evento que valoriza Guimarães e o país" que "mobiliza tudo o que é história, economia" do qual "se espera que possa ser o lançamento de coisas significativas".

A CEC tem arranque marcado para dia 21 de Janeiro de 2012 sendo que a programação cultural do evento será conhecida nos próximos dias.


Sobre a programação, o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, em declarações à Lusa levantou o véu sobre o que prevê para a Guimarães 2012:

"Podemos esperar um programa artístico e cultural de excelência internacional ao serviço da cidade e dos seus cidadãos. Novos usos e leituras do espaço público, a par da abertura e qualificação de novos espaços de criação, produção e exibição, estruturantes para o futuro".

O responsável máximo pela programação cultural de Guimarães 2012 esclareceu ainda que foi dada "prioridade" à "programação de proximidade" e à "dimensão internacional" do evento que, explica, "pretende qualificar Guimarães como propulsor de uma nova agenda política europeia para as pequenas e médias cidades".

Recorde-se que esta semana foi conhecido o nome do representante do evento no Luxemburgo: a ilustradora e professora luxemburguesa Andrée Staar.

Hora de Inverno: Este domingo, relógios atrasam uma hora

Este domingo muda a hora: os dias passam a ser mais curtos e as noites mais longas.

A hora legal atrasa 60 minutos na madrugada de domingo em toda a Europa: quando forem 3h da manhã no Luxemburgo há que avançar os ponteiros para as 2h, e o mesmo em Portugal. Dá-se assim incício à hora de Inverno, que se prolonga até Março de 2012, altura em que se regressa à hora de Verão.

Os três fusos horários que atravessam o continente europeu colocam Portugal, Grã-Bretanha e Irlanda na mesma hora do meridiano de Greenwich (Greenwich Meridional Time, GMT 0), enquanto a maioria dos restantes países europeus, como o Luxemburgo, se regulam pelo meridiano de Berlim, com um avanço de 60 minutos (GMT +1).

A mudança de hora deve-se a uma directiva que determina que os países da UE devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.

Foto: Marc Wilwert

Futsal de alto nível no estádio Josy Barthel, este sábado

A selecção luxemburguesa de futsal vai defrontar neste sábado, 29 de Outubro, a sua congénere da República Democrática do Congo, no pavilhão do estádio Josy Barthel, na cidade do Luxemburgo.

Antes do encontro entre as duas selecções, Samba Seven Niederkorn vai defrontar, pelas 18h30 o Areler Futsal Club.

Com estes encontros, a organização pretende promover a prática do futsal no Luxemburgo, mas também oferecer uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos acerca desta modalidade que ganha cada vez mais adeptos no Grão-Ducado.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Internautas já podem votar na Miss Portugal-Luxemburgo: final a 19 de Novembro

(fila de baixo, da esquerda p/ a direita:) Raquel Gonçalves, Jenny Cardoso, Tiffany Soares, Joanna do Paço, Vanessa Duarte, Isabelle Faustino. (Na fila de cima, da esquerda p/ a direita:) Cindy Dos Santos, Kathleen Ferreira, Sara Carvalho, Letitia Magalhães, Stéphanie Faia, Rachel Dos Santos

A pouco mais de três semanas da final do concurso Miss Portugal no Luxemburgo, os internautas ainda podem votar nas finalistas.

Para tal, basta escolher a candidata preferida no site da organização ( www.missportugal.lu ) ou na página do Facebook dedicada ao concurso.

Desde que a votação abriu, a 19 de Outubro, já votaram 2.719 pessoas na página do Facebook e no portal da organização, soube o CONTACTO junto de Ana Dias, uma das organizadoras do concurso.

O público vai poder continuar a votar até ao dia da final, agendada para dia 19 de Novembro, no Centro Desportivo de Dudelange. Os votos dos internautas acrescem aos do júri e do público da final.

Foto: Paulo Lobo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Colóquio para trabalhadores e empresas no CASA - sexta-feira e sábado

O ministro do Trabalho e da Imigração Nicolas Schmit participa na sexta e no sábado num colóquio sobre a comunidade portuguesa, o mundo do trabalho e as empresas portuguesas no Luxemburgo, numa organização do Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) e da Administração do Emprego (ADEM).

O colóquio decorre durante os dois dias nas instalações do CASA, no n°10, Montée de Clausen, na cidade do Luxemburgo.

José Trindade, presidente do CASA, explicou ao CONTACTO que o objectivo é pôr os agentes do mundo laboral - as empresas, os trabalhadores, a ADEM e o poder político a discutir formas de facilitar o acesso ao trabalho no Luxemburgo.

"Na sexta-feira vamos ter um debate com o ministro do Trabalho e da Imigração, Nicolas Schmit, e com a directora da ADEM (o equivalente aos Centros de Emprego Portugal) para podermos encontrar algumas soluções para agilizar o mercado de Trabalho. Por exemplo, as empresas têm que dar mais facilidades às pessoas que querem entrar no mundo do trabalho. Um dos aspectos que nos preocupa é, por exemplo, a situação dos ex-reclusos que dificilmente conseguem integrar-se de novo na sociedade porque ninguém lhes dá trabalho. O desemprego dos jovens é outra das nossas preocupações", afirma Trindade.

Mas há mais, diz o presidente do CASA: "Não se percebe porque é que as pessoas que estão entre os 55 e os 60 anos e que estão na pré-reforma ainda são obrigadas a ir todos os meses à ADEM, quando há tantos jovens à procura de emprego. É sobre tudo isto que queremos falar na próxima sexta-feira".

No sábado o dia vai ser dedicado aos que andam à procura de emprego. "Vamos ter funcionários da ADEM à disposição das pessoas que andam à procura de emprego. Podem passar pelas nossas instalações que terão a oportunidade de entregar os seus currículos, mas também receber todo o tipo de esclarecimentos", diz Trindade.

Para inscrições e/ou mais informações, tel. 621 152 104, a/c José Trindade (ou pelo email: infocasa@pt.lu ).

Foto: Manuel Dias

Euro/Cimeira: Medidas para zona euro vão permitir resolução duradoura do problema, considera economista

O economista Nuno Sampayo Ribeiro considerou hoje que as medidas anunciadas na cimeira da zona euro, realizada na quarta-feira, vão permitir uma resolução duradoura do problema e constituem uma resposta à altura das circunstâncias.

“A resposta é uma resposta à altura das circunstâncias no sentido em que cria um conjunto de mecanismos que, do meu ponto de vista, permitirão a resolução duradoura do problema, mas é uma primeira boa notícia. Serão necessárias outras, mas estamos no caminho certo”, disse o fiscalista à Agência Lusa.

Entre as medidas anunciadas após a cimeira estão a redução de 50 por cento da dívida grega e o reforço do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), dos atuais 440 mil milhões de euros para um bilião de euros.

“Um aspeto que é particularmente relevante é que alivia a pressão neste exato momento que era aquele em que podia ter um efeito mais nocivo”, considerou.

Na cimeira foi ainda decidido que os países da zona euro adotem uma "regra de ouro" do equilíbrio orçamental, incluindo modificar a sua Constituição, para o final de 2012, e que serão realizadas reuniões, pelo menos, duas vezes por ano, para discutir questões económicas e fiscais.

Considerando que a ênfase destas medidas “está de facto em reforçar a integridade da zona euro”, Nuno Sampayo Ribeiro defendeu que as soluções anunciadas constituem também “uma prova de vitalidade da ponte de comando do euro”.

“De facto é uma primeira boa notícia e alivia claramente a situação, para além de que constitui uma prova de vitalidade da ponte de comando do euro e isso era particularmente importante nesta altura quando a economia mundial estava de olhos postos na zona euro com alguma desconfiança para não dizer até elevada desconfiança”, disse.

Relativamente à situação portuguesa e a um eventual novo programa de ajuda, o economista mostrou-se otimista.

"Acho que a situação ficou bastante mais desanuviada para Portugal no contexto geral, criando condições para que Portugal dê execução aos seus compromissos com um ambiente envolvente mais favorável", concluiu.

Escritor José Manuel Saraiva apresenta "Rosa Brava", hoje, na cidade do Luxemburgo

O escritor José Manuel Saraiva, actualmente a viver no Luxemburgo, apresenta o seu livro "Rosa Brava" esta quinta-feira, às 18h30, na loja Fio d'Azeite (56, Grand-Rue), na cidade do Luxemburgo.

O livro é baseado na vida de Leonor Teles, rainha de Portugal entre 1371 e 1383, esposa de D. Fernando I.

A apresentação do escritor está a cargo de Ana Margarida Robalo Cordeiro, jurista-linguista no Tribunal de Justiça da UE. O autor nasceu na aldeia de Santo António d'Alva, em 1946. Foi jornalista em publicações como O Diário, Diário de Lisboa, Grande Reportagem e Expresso. Realizou dois documentários sobre a Guerra Colonial para a SIC e escreveu o argumento do filme "A Noiva", de Luis Galvão Teles, realizador que durante longos anos morou no Grão-Ducado. Em 2001, Saraiva publicou a sua primeira obra, "As Lágrimas de Aquiles", seguindo-se "Rosa Brava" (2005) e "Aos Olhos de Deus" (2008). Este ano, lançou "A Terra Toda".

Funcionários do Itaú-Luxemburgo em protesto: Banco e sindicatos não se entendem

Os trabalhadores do Itaú estão fartos de esperar pelo plano social da empresa, e organizaram na quarta-feira um protesto em frente à sede do banco.

O Itaú tem estado a negociar com os trabalhadores e com os sindicatos o plano de rescisões, mas as negociações não chegaram a bom termo, denuncia o sindicato dos trabalhadores bancários (ALEBA).

No Luxemburgo desde meados da década de noventa, o banco, que dá emprego a 60 funcionários, anunciou em Setembro que vai transferir as actividades de private banking para a Suíça.

Foto: Marc Wilwert

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CONTACTO: Edição 26 de Outubro de 2011


Já somos quase 7 mil milhões de pessoas a habitar o planeta terra. Este é o tema em grande destaque esta semana no CONTACTO. A ONU prepara-se para anunciar em breve que a meta dos 7 mil milhões de habitantes foi atingida.
No Luxemburgo, o instituto nacional de estatísticas diz que daqui a mais ou menos 50 anos o Grão-Ducado vai ultrapassar a barreira das 770 mil pessoas, com a imigração a jogar um papel muito importante no crescimento populacional do país.

Na actualidade luxemburguesa, o CASA, o Centro de Apoio Social e Associativo, organiza esta semana uma feira dedicada ao mundo do trabalho. No sábado, os técnicos da ADEM (o equivalente aos Centros de Emprego em Portugal) vão estar nas instalações do CASA para prestarem todo o tipo de informação a quem está a procura de emprego.

Sérgio Godinho e Cristina Branco estiveram no Luxemburgo.
A fadista encantou a prestigiada sala de concertos da cidade do Luxemburgo. A Philharmonie em peso rendeu-se ao talento da jovem fadista portuguesa.
Já Sérgio Godinho, no Centro Cultural de Mamer, deu um concerto que soube a pouco.

Também de Portugal veio o presidente da Associação de Treinadores de Portugal, que esteve no Luxemburgo a efectuar uma acção de formação para os técnicos de futebol lusófonos e que treinam equipas dos diferentes escalões do futebol luxemburguês.

Tudo isto e muito mais no CONTACTO, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

"As qualidades morais de Tintin são necessárias nos dias de hoje"

As “qualidades morais” da personagem de banda desenhada Tintin, de Hergé, são “atuais, importantes e necessárias”, apesar de Tintin ter sido criado no início do século XX, considerou na segunda-feira Yves Février, representante do Museu Hergé.

Em Guimarães, a propósito da antestreia em Portugal do filme “As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne”, ao abrigo da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, Yves Février descreveu o autor de Tintin como um trabalhador incansável.

“O Hergé era um escravo. Durante anos trabalhou sem parar e em 1929 criou este herói, Tintin, no qual trabalhou o resto da vida”, disse.

As Aventuras de Tintin, adiantou, começaram a ser publicadas num jornal semanalmente em 1929 e após um ano destas publicações foi editado o primeiro álbum, “Tintin no país dos Sovietes”.

Yves Février descreveu Tintin como “um bom menino, ao estilo dos escuteiros”.

Em declarações à Agência Lusa, o representante do Museu Hergé, afirmou que “os valores defendidos por Tintin” têm “lugar” no século XXI.

“Este herói representa valores morais que não só são atuais como são importantes e necessários nos dias de hoje”, afirmou, explicando que “valores como os que estão na base destas histórias são intemporais”.

No entanto, admitiu Février, que se a questão da atualidade dos valores de Tintin lhe fosse colocada quando era adolescente nos anos 70 diria: “Não. São antiquados e fora de moda”.

Para Yves Février, a “grande inteligência” de Steven Spielberg foi “precisamente” ter-se apercebido da “atualidade da moral que está na base das aventuras do Tintin”, pois, “para além da técnica de filmagem, o grande valor deste filme é a mensagem".

Este estudioso da obra de Hergé considerou ainda que a “mais valia” dos desenhos do autor de Tintin e Milou “é a noção de movimento que transmite cada vinheta da banda desenhada”.

Essa “mestria”, admitiu Février à Agência Lusa, “esbate-se na passagem das Aventuras de Tintin do papel para a tela de cinema, pois em cinema é fácil dar a noção de movimento, difícil é fazê-lo no papel”.

Sobre a vida de Hergé, Yves Février abordou ainda a “catalogação” do artista como “colaboracionista nazi” durante a ocupação alemã na Bélgica.

“É injusto dizer que o Hergé colaborou com Hitler. É preciso analisar a história da Bélgica. O rei decidiu ficar na Bélgica nesse período e ele fez o mesmo. Mas o facto de ter continuado a trabalhar num jornal favorável ao regime foi algo que o atormentou nos anos seguintes”, explicou.

Filmado, com recuso à tecnologia ‘motion capture’, “As Aventuras de Tintin” conta com o ator Jamie Bell no papel de Tintin e com Daniel Craig no papel do ‘vilão’.

O filme “As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne” estreia dia 25 no resto do país e é a mais recente película de Steven Spielberg e Peter Jackson.

Luxemburgo: Novo cartão de débito vai ser distribuído até final do ano

Os cartões de débito luxemburgueses "Bancomat" vão ser substituídos até final do ano pelo cartão V Pay, que inclui um sistema de segurança para impedir a cópia fraudulenta. Graças à tecnologia "chip & pin", os cartões deixam de ter banda magnética, o que torna impossível a cópia fraudulenta de dados.

Os 12 bancos luxemburgueses que aderiram ao sistema vão começar a distribuir os novos cartões a partir de 1 de Novembro. A substituição é feita de forma automática pelo banco e o código dos cartões antigos mantém-se.

No Luxemburgo, já aderiram ao novo cartão os bancos BCEE, BCP, Caixa Geral de Depósitos, Banque de Luxembourg, Raiffeisen, BGL BNP Paribas, Dexia, P&T, Fortuna Banque, ING Luxembourg e KBL.

Portugal/Crise: Cavaco ouve esta tarde o Conselho de Estado

O Conselho de Estado, o órgão político de consulta do Presidente da República, reúne-se hoje com Cavaco Silva com o tema da crise na agenda e numa altura em que o Orçamento do Estado de 2012 domina a actualidade. A crise é o único ponto da agenda desta reunião.

Foto: Lusa

Câmaras de vídeo não diminuíram criminalidade no Luxemburgo

As câmaras de vídeo instaladas na cidade do Luxemburgo não fizeram diminuir a criminalidade, indica um estudo apresentado quinta-feira na Câmara dos Deputados.

O estudo efectuado pela Universidade de Greifswald a pedido do Ministério do Interior do Luxemburgo sublinha que o efeito das câmaras é tranquilizador, apesar de na prática não contribuir para aumentar a segurança. A maioria das pessoas (60 %) dizem-se mais tranquilas por causa das câmaras, e 80 % consideram que o sistema não viola a privacidade.

As câmaras foram instaladas em 2007 por um período experimental de dois anos, mais tarde prorrogado por mais dois anos.

Vencedor do Prémio José Saramago é conhecido hoje

O vencedor do Prémio Saramago é hoje conhecido, numa cerimónia às 18h30, na sede do Grupo BertrandCírculo, em Lisboa. A sessão conta com a presença do secretário de Estado da Cultura.

Esta é a sétima edição do galardão no valor de 25 mil euros, que distingue jovens autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio.

De dois em dois anos, o Prémio José Saramago distingue jovens escritores por uma obra de ficção, romance ou novela, publicada em qualquer país lusófono.

O júri é composto por elementos “de reconhecido mérito no âmbito cultural”: a editora Guilhermina Gomes, que preside, a escritora Nélida Piñon, a poetisa Ana Paula Tavares, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, e o escritor Vasco Graça Moura.

Por escolha da presidente, integram também o júri Manuel Frias Martins, Maria de Santa Cruz e Nazaré Gomes dos Santos.

Paulo José Miranda, Adriana Lisboa, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe e João Tordo foram os nomes premiados com este galardão nas edições anteriores.

Wall Street fecha no máximo desde Agosto graças à UE

A Bolsa de Nova Iorque encerrou na noite de segunda-feira a subir, no máximo desde 2 de Agosto, com o Dow Jones a ganhar 0,89 por cento e o Nasdaq 2,35 por cento.

De acordo com os números de fecho definitivos citados pela agência AFP, o índice industrial Dow Jones Industrial Average valorizou 104,83 pontos, para os 11.0113,62 pontos, e o tecnológico Nasdaq 61,98 pontos, para os 2.699,44 pontos.

Já o alargado Standard & Poor's 500 subiu 15,94 pontos (1,29 por cento), para os 1.254,19 pontos.

“Os investidores parecem encorajados por os dirigentes europeus estarem a progredir para um plano que resolva a crise da dívida”, comentou Scott Marcouiller, da operadora Wells Fargo Advisors.

“Ninguém espera que a crise europeia desapareça dentro de meses. Mas se deixar de estar nas primeiras páginas e se nos pudermos concentrar nos resultados [das empresas], podemos esperar acabar o ano com uma alta” [bolsista], acrescentou Mace Blicksilver, diretor da Marblehead, uma gestora de ativos.

Depois de uma primeira parte da cimeira dos dirigentes europeus, em Bruxelas, o horizonte na Zona Euro está em vias de desanuviar. Apesar de grandes incertezas, os europeus conseguiram no domingo esboçar as grandes linhas de um plano de saída da crise.

Entretanto, nos EUA, realçou Marcouiller, “os resultados positivos e os anúncios de fusões e aquisições empresariais conduziram o mercado para a alta”.

Gregori Volokhine, da Meeschaert Capital Market, avançou: “Não direi que chegámos a um ponto de viragem, mas temos a impressão de que a economia retomou um pouco de velocidade neste fim de ano”.

EUA: Barack Obama anuncia medidas para refinanciar hipotecas

O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou na segunda-feira medidas para refinanciar as hipotecas das famílias com problemas e contrapôs ações do Governo pela inatividade crescente do Congresso.

"Os que não entendem as pessoas é porque alguns em Washington parecem não compartilhar o mesmo sentido de urgência que estas pessoas sentem nas suas próprias vidas", explicou Obama quando visitava o Nevada, oeste dos Estados Unidos.

O presidente disse não haver tempo para "esperar que um Congresso cada vez mais inoperante faça o seu trabalho".

Obama apresentou uma reforma do Programa de Refinanciamento que inclui o aumento dos prazos das hipotecas, das condições de acesso e a eliminação de alguns custos financeiros dos empre´stimos concedidos pelas companhias nacionalizadas como a Fannie Mae e Freddie Mae.

Barack Obama escolheu Las Vegas, no Nevada, uma das cidades mais afetadas pela crise imobiliária e onde o preço das habitações caiu 50 por cento desde 2008, para anunciar as novas medidas.

Muitas das condições para aceder a um refinanciamento da hipoteca exige que a perda de valor da habitação não ultrapasse os 25 por cento, pelo que muitas pessoas não puderam aceder a taxas de juro mais baixas impulsionadas pelo Governo Federal.

Com as novas medidas, a Casa Branca espera que um milhão de famílias aceda ao programa de refinanciamento.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Juncker diz que bancos terão de aceitar perdas de pelo menos 50 por cento da dívida grega

O presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, disse hoje que os bancos e outras instituições terão de aceitar perdas de 50 ou 60 por cento da dívida grega para garantir a sustentabilidade da mesma.

"Os investidores privados, os bancos, o setor privado, todos têm de participar de forma muito mais substancial para garantir que o peso da dívida grega seja sustentável no longo prazo. Em julho dissemos que o valor seria de 21 por cento. Esse valor é agora insuficiente. Tem de ser consideravelmente mais elevado, 50 ou 60 por cento, é disso que estamos agora a falar", disse o também ministro das Finanças do Luxemburgo numa entrevista televisiva, citada pela agência Bloomberg.

Também hoje, a Comissão Europeia disse preferir "claramente" uma abordagem voluntária ao envolvimento do setor privado nas perdas a suportar com a reestruturação da dívida grega, sublinhou o porta-voz do comissário dos Assuntos Económicos e Monetários, Amadeu Altafaj Tardio.

Num encontro com os jornalistas, o porta-voz para os assuntos económicos frisou que o envolvimento do setor privado num segundo pacote de ajuda financeira à Grécia deve ser voluntário, e acrescentou que o acordo com os bancos "está muito próximo", concluindo que o envolvimento do setor privado é "muito importante".

Os comentários de Altafaj surgem num momento em que os bancos expostos à dívida pública da Grécia arriscam-se a ter de suportar bem mais que os 21 por cento já acordados relativamente à redução do valor que o país vai usar para saldar os seus compromissos financeiros com os credores internacionais.

Investir no sector do imobiliário em Portugal - encontro este terça-feira, 25 de Outubro, no Hotel Le Royal, cidade do Luxemburgo

Várias entidades do sector imobiliário português vão estar no Grão-Ducado para apresentar alguns projectos desta área em Portugal. Ocasião para debater estratégias, investimentos, financiamento e oportunidades de negócios num encontro a realizar na terça-feira, 25 de Outubro, no Hotel Le Royal, na cidade do Luxemburgo (12, bld Royal), às 18h15.

Entre os temas a debater vão estar o acordo assinado entre o Luxemburgo e Portugal para evitar a dupla tributação, evolução do mercado português nos últimos anos, comparação com outros países, situação económica actual e reformas estruturais, alterações na burocracia portuguesa, mercado de arrendamento, exclusividade em vendas e a questão do investimento no imobiliário português.

Subordinado ao tema "Imóveis em Portugal: Quatro Exemplos exclusivos de investimento", a organização convidou representantes do grupo Entreposto Gestão Imobiliária (EGI), grupo Libertas e da BCA Advogados Bettencourt da Câmara para apresentarem, numa acção de promoção, produtos imobiliários como o Lux Tavira Residences, EGI, Benfica Stadium, Residenciais da Baixa e o Laranjal Design Villas.

O encontro é organizado pela PSO Comunicação Estratégica, que já levou esta acção em Maio a Paris e Bruxelas, estando agendado para 2012, novas iniciativas em Paris, na Escandinávia, Brasil e China.

A abertura da conferência cabe a Rui Martinot Correia, secretário da Embaixada de Portugal.

Para mais informações, tel. (00351) 91 97 67 459, a/c Paulo Oliveira.

Governantes e dirigentes luxemburgueses vão ter código de deontologia

O Governo luxemburguês e os altos funcionários vão dotar-se de um código deontológico para evitar, no futuro, cair na tentação de fazer alianças com promotores privados e tirar proveito pessoal. Esta medida surge na sequência do processo Livange que tem feito correr muita tinta nos últimos tempos no Luxemburgo.

Associar-se a promotores privados quando se faz parte do governo ou quando se trabalha para o Estado, podendo daí tirar proveitos pessoais, está fora de questão. O código de deontologia que está em preparação desde há vários anos e que vai ser realidade nos próximos meses, ganha importância na sequência do escândalo ligado ao projecto de construção do complexo desportivo e comercial de Livange. A concretização deste código foi pedida unanimemente pelos deputados. F. Pinto

domingo, 23 de outubro de 2011

Cristina Branco regressa este domingo à Philharmonie

É uma das novas vozes do fado e até já lhe chamaram a fadista mais sensual da nossa época. Cristina Branco vai estar este domingo, 23 de Outubro, na Philharmonie, em Kirchberg.

Afadista Cristina Branco regressa ao Grão-Ducado para um concerto no domingo, 23 de Outubro, às 20h, no grande auditório da Philharmonie.

Cinco anos depois do seu último concerto no Luxemburgo, a fadista regressa à mesma sala para apresentar o seu novo álbum "Fado Tango", título que o disco tem na edição internacional, enquanto que em Portugal o álbum se chama "Não há só Tangos em Paris".

Natural de Almeirim (Ribatejo, 1972) Cristina Branco começou a cantar aos 22 anos, depois de o avô lhe ter oferecido um disco de Amália Rodrigues. Nessa idade preferia Billy Holliday, Ella Fitzgerald, Janis Joplin e Joni Mitchell. Mas depois de descobrir Amália no disco "Rara e Inédita", dedicou-se ao fado, com o precioso e constante apoio do guitarrista/compositor e marido Custódio Castelo.

Foi em Amsterdão que pisou um palco pela primeira vez, em 1996, e quase por acaso, esse concerto lançou a sua carreira de fadista. Do concerto é feito um CD, "Cristina Branco Live in Holland", em edição de autor. Mil exemplares que se vendem imediatamente, logo seguidos por edições sucessivas, até se chegar aos cinco mil discos vendidos. Foi com este trabalho que tudo começou.

Dez álbuns depois, surge "Fado Tango", uma viagem transatlântica entre o fado e o tango com escala em Paris. Um trabalho que conta com letras de Manuela de Freitas, António Lobo Antunes, Vasco Graça Moura, Carlos Tê e Miguel Farias, com canções assinadas por Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Moreira, e músicas de Jacques Brel, Carlos Gardel e Isolina Carrillo.

Hoje, aos 38 anos, Cristina Branco é uma referência incontornável do fado português. Dona de uma voz suave e profunda, as suas actuações são sempre sensuais, intensas, dramáticas e, ao mesmo tempo, frágeis e intimistas. Este será o terceiro concerto de Cristina Branco no Grão-Ducado, depois de ter passado em 2001 por Beckerich e em 2005 pela Philharmonie.

Neste concerto vem acompanhada por Ricardo J. Dias (piano e accordeão), Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Carlos Manuel Proença (viola) e Bernardo Moreira (duplo baixo)

Os bilhetes custam entre 9 euros (tarifa reduzida) e 35 euros e podem ser obtidos na Philharmonie, no site www.philharmonie.lu ou pelo tel. 26 32 26 32, ou junto do Luxembourg Ticket, pelo tel. 47 08 95-1.

JLC

Colóquio sobre mundo do trabalho e empresas portuguesas - 28 e 29 de Outubro no CASA

O ministro do Trabalho e da Imigração Nicolas Schmit participa a 28 e 29 de Outubro num colóquio sobre a comunidade portuguesa, o mundo do trabalho e as empresas portuguesas no Luxemburgo, numa organização conjunta do Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) e da Administração do Emprego (ADEM).

O colóquio decorre durante os dois dias nas instalações do CASA, no n°10, Montée de Clausen, na cidade do Luxemburgo.

Na sexta-feira, 28 de Outubro, dias das empresas, o colóquio começa às 9h com as intervenções do ministro e do presidente do CASA, José Trindade. Às 10h20 começa o debate "Os empresários lusófonos no Luxemburgo", seguindo-se o almoço com todos os participantes.

No segundo dia vai haver, a partir das 9h30, uma sessão de informação sobre o mercado do Trabalho no Luxemburgo.

Para inscrições e/ou mais informações, tel. 621 152 104 (a/c José Trindade), nos dias 24 e 25, das 9h às 12h, e das 14 às 17h (ou pelo email: infocasa@pt.lu ).

sábado, 22 de outubro de 2011

Recolha de material escolar: Ajudar os filhos dos requerentes de asilo

A campanha "Uma mochila para todos", iniciativa do núcleo de Differdange da Cruz Vermelha luxemburguesa, já recolheu mais de 60 artigos escolares que reverteram para os filhos de requerentes de asilo que vivem no Foyer Don Bosco, na capital.

Mais acções do tipo vão ser organizadas no Grão-Ducado. A próxima vai ser no Home St Gengoul, no centro cultural de Merl, na cidade do Luxemburgo, no dia 13 de Novembro. A organização é da Associação de Pais dos Alunos de Merl e os artigos recolhidos revertem para a Cruz Vermelha luxemburguesa.

Se tem mochilas ou outros artigos escolares em bom estado, pode contactar a linha de apoio da Cruz Vermelha (tel. 27 55), que está aberta entre segunda e sexta-feira das 7h às 19h e ao sábado entre as 9h e as 15h.

Eurodeputado luxemburguês Robert Goebbels nas eleições da Tunísia

O eurodeputado luxemburguês Robert Goebbels integra a delegação do Parlamento Europeu que vai estar na Tunísia para acompanhar as eleições neste domingo.

A comitiva parlamentar chegou à Tunísia na quarta-feira para acompanhar o processo eleitoral para a Assembleia Constituinte, no âmbito da missão de observação da União Europeia.

A Tunísia vai eleger no dia 23 de Outubro a Assembleia Constituinte que será responsável pela elaboração da Constituição pós-Revolução.

País em que arrancaram as revoltas populares conhecidas como "Primavera Árabe", a Tunísia é também o primeiro país a realizar eleições para eleger uma Assembleia Constituinte, nove meses depois da queda do regime de Ben Ali. O ditador foi deposto por uma revolução popular a 14 de Janeiro, depois de 23 anos no poder.

A revolta na Tunísia propagou-se depois ao resto da região, estendendo-se do Norte de África ao Médio Oriente, em países como o Egipto, Bahrein, Argélia, Iémen, Líbano e Síria.

Foto: Michel Brumat

Festival de Folclore em Eischen, este sábado

O Grupo Folclórico Estrelas do Minho organiza um Festival de Folclore, neste sábado, 22 de Outubro, a partir das 19h, no Centro Cultural Jean Wolf, em Eischen.

A animação vai ser assegurada pelo conjunto musical Nova Era, o grupo de dança Sexto Sentido, e o grupo de concertinas Os Borguinhas. A entrada é gratuita.

A organização faz saber que é possível jantar no local, mas unicamente sob reserva prévia, que devem ser feitas o mais tardar até hoje, quarta-feira, pelo tel. 621 423 875 e/ou 661 398 220.

Livro infantil em português conta história de Ermesinde

Um livro infantil que conta a história da condessa Ermesinde, de quem descendem as mais importantes personalidades históricas da primeira dinastia luxemburguesa, foi apresentado recentemente no Luxemburgo, e inclui uma versão em português.

Este é o terceiro volume de uma colecção infantil sobre a história do Grão-Ducado, em edições bilingues francês-luxemburguês e português-alemão. "É um projecto antigo", diz a autora, Corinne Khol-Crouzet. "No Luxemburgo há crianças de várias nacionalidades, e é preciso que o livro seja compreensível para todas".

"Os Mistérios da Condessa Ermesinde" está disponível nas livrarias Ernzer e Alinéa, e pode ser encomendado à autora por correio electrónico ( cokohl@pt.lu ). A tradução foi feita pela jornalista Paula Telo Alves.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Asselborn foi à Guiné pedir apoio para chegar ao Conselho de Segurança da ONU


Jean Asselborn com o Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá
Foto: Robert Steinmetz

O ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês foi à Guiné-Bissau pedir apoio para o Grão-Ducado conseguir chegar ao Conselho de Segurança da ONU. Em troca, Bissau quer apoios para o país.

Jean Asselborn esteve ontem na Guiné-Bissau para pedir apoios para o Grão-Ducado. O ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo quer poder contar com o voto de Bissau nas Nações Unidas, de forma a que o Grão-Ducado possa ter assento no Conselho de Segurança da ONU, no biénio 2013/2014. Em troca, Bissau aproveitou a visita do governante luxemburguês para pedir apoios para o país, disse à Lusa fonte do MNE guineense.

Esta não é a primeira vez que o Luxemburgo tenta conseguir o apoio dos países lusófonos para chegar à ONU. Em 2010, o Luxemburgo enviou uma carta em português aos governos de todos os países lusófonos com assento nas Nações Unidas, a solicitar o apoio para a candidatura do Luxemburgo ao lugar no Conselho de Segurança, disse ao POINT24 (edição portuguesa) fonte da diplomacia luxemburguesa. Pouco tempo depois, o Grão-Ducado pediu para participar na cimeira de chefes de Estado da CPLP.

Até agora, o POINT24 não conseguiu obter um comentário do ministro. Asselborn, que esteve antes na Costa do Marfim, regressou na quinta à noite de Bissau.

Procissões de NS Fátima sábado e domingo em Eischen e Rumelange

Depois das comunidades católicas portuguesas de Vianden, Esch/Alzette e da cidade do Luxemburgo terem já organizado as suas procissoes de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima, estão agendadas mais duas procissões neste fim-de-semana: em Eischen, no sábado, dia 22, e no domingo, dia 23, em Rumelange.

Em Eischen, a procissão sai às 19h45 da capela de Nossa Senhora em direcção à igreja, onde a missa será celebrada às 20h15. Nesse dia não haverá missa portuguesa em Steinfort.

Em Rumelange, o grupo intercomunitário celebra uma missa por Nossa Senhora na igreja local, às 18h30, celebrada pelo padre Remildo Boldori.

Após a missa, tem lugar a procissão de velas. No final, o grupo oferece o "copo da amizade" na sala comunal (57, rue Batty Weber).

Juncker: Zona Euro está a dar uma "imagem desastrosa" para o exterior

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, disse hoje que a Zona Euro está a dar uma "imagem desastrosa" para o exterior, devido às dificuldades em encontrar uma solução para a crise da dívida soberana da Europa.

"O impacto no exterior é desastroso porque não estamos a dar um bom exemplo de liderança", assinalou Juncker em Bruxelas, à entrada para a reunião do Eurogrupo, que reúne os ministros das finanças da Zona Euro, entre os quais Vítor Gaspar, que escusou-se a prestar declarações aos jornalistas à chegada.

A tradicional conferência de imprensa do presidente do Eurogrupo, prevista para o final da reunião, foi entretanto cancelada.

Caisse Médico-Chirurgicale Mutualiste aumenta quotização em Janeiro

A Caixa Mutualista Médico-Cirúrgica (CMCM) vai aumentar a quotização da garantia Denta & Optiplus, a partir de 1 de Janeiro de 2012.

Os membros com menos de 40 anos vão pagar 24 % a mais. Quem tenha entre 40 e 59 anos vê aumentada a sua quotização em 29 %, enquanto os maiores de 60 anos serão aumentados em 32 %.

Os serviços prestados pela garantia Denta & Optiplus devem ser limitados por forma a garantir a sua própria continuidade, defende o gestor da sociedade, André Even.

Estas limitações resultam numa redução da cobertura das taxas dentárias em cerca de 80 %, com um limite máximo de 3.000 euros para próteses e a 70 %, com um limite máximo de 2.500 euros. Esta mudança vai gerar uma receita de meio milhão de euros, elevando o total da poupança prevista a dois milhões de euros.

A CMCM acaba por ser vítima do seu próprio sucesso, diz André Even, algo visto no aumento de mais de 30 % do consumo em 2011, quando se esperava apenas um aumento de 10 %. No fim do ano, a CMCM estima um déficit de 5 milhões de euros, refere o gestor. São115 mil as pessoas no país cobertas pelos serviços Dent e Optiplus e 200 mil pela Prestaplus, elevando o total para 285.000 pessoas, ou seja, mais de 60 % da população.

HB

Hamm Benfica - Differdange abre a 10a jornada da Liga BGL


Os encarnados do Cents recebem no seu reduto o FC Differdange no arranque da 10a ronda da Liga BGL. Um duelo equilibrado entre equipas que causaram sensação no último fim-de-semana, ao derrotarem respectivamente Jeunesse e Dudelange.

Hamm Benfica e Differdange prometem espectáculo amanhã, a partir das 19h, na abertura do Liga BGL. Ambos se reabilitaram frente a dois candidatos, depois de terem perdido pontos frente a adversários acessíveis. O jogo no Cents é o mais importante da jornada e os encarnados partem em vantagem, frente a um adversário que fora apenas conquistou um ponto. À mesma hora, o Fola recebe o "Racing Luxembourg". A formação de Esch tem uma boa oportunidade para conquistar mais três pontos e subir uns furos na tabela. O Kayl/Tétange, uma das agradáveis surpresas da prova, recebe no seu reduto a Jeunesse d'Esch num encontro em que os pupilos de Manuel Correia querem mostrar que o sucesso não é obra do acaso. O F91 Dudelange acolhe o Rumelange no primeiro jogo depois do despedimento de Theis. A vitória da equipa da casa é o resultado lógico, porque o campeão não se pode dar ao luxo de perder mais pontos.

O Grevenmacher recebe no seu terreno o Swift e deve conservar a sua invencibilidade. Niederkorn e Käerjéng disputam um derbi que se prevê equilibrado.

O Hostert - Pétange promete ser rico em emoções. Separados por dois pontos, as equipas ocupam lugares no fundo da tabela e vão disputar um encontro crucial para as suas aspirações.

Brazil Film Festival quer acabar com clichés - de 24 a 27 de Outubro no Utopia

A actriz Sarito Rodrigues (à esq.) já está no Luxemburgo para participar no Brazil Film Festival. Ao lado, Pieca Levy, organizadora da mostra, e o casal Niky Shillinglaw e Ana Cláudia, ambos da associação Made in Brazil Foto: Á. Cruz

O Brazil Film Festival arranca segunda-feira com a melhor e mais recente produção cinematográfica brasileira. A mostra é um convite para descobrir um país que representa muito mais que os clichés do samba, sol, praia e futebol. Sarito Rodrigues, uma das actrizes do filme de abertura, já está no Luxemburgo.

OLuxemburgo acolhe pela primeira vez um festival de filmes brasileiros. O Brazil Film Festival, dirigido pelo cineasta brasileiro Alex Heller, arranca na próxima segunda-feira no cinema Utopia, na capital, e prolonga-se até 27 de Outubro (quinta-feira).

O festival apresenta quatro filmes contemporâneos que já participaram em certames cinematográficos internacionais na Austrália, Estados Unidos, Portugal, Escócia e Nova Zelândia, com assinalável sucesso. "5x Favela, agora por nós mesmos", "Dzi Croquettes", "Tamboro" e "Lula, o filho do Brasil" são os filmes do programa.

Pieca Levy é uma das grandes responsáveis pela organização do evento. Para a brasileira radicada na Bélgica, a realização deste festival "vai mostrar ao público o verdadeiro país que nós somos". "A evolução do Brasil no panorama internacional a nível económico, político e cultural nos últimos anos tem sido extraordinária. Mas muitas pessoas ainda estão agarradas aos clichés mais vulgares de que o Brasil é o país do samba, sol, praia e futebol", explica.

"O leque de filmes deste festival vai mostrar uma realidade mais concreta do país. No Brasil existe uma interculturalidade bastante acentuada. Somos um país em franca expansão. Além da ideia que as pessoas fazem normalmente dos brasileiros, queremos mostrar às pessoas a nossa verdadeira realidade. Existem outras coisas boas e interessantes a todos os níveis. É essa imagem que queremos passar com o festival", sublinha Pieca.

Sarito Rodrigues interpreta uma das personagens do filme "5x Favela, agora por nós mesmos", e já está no Luxemburgo para participar no festival. Para a actriz carioca que recentemente terminou cursos de teatro na Dinamarca e Itália, "o Brazil Film Festival é uma oportunidade fantástica de poder mostrar na Europa o que vem acontecendo no cinema brasileiro". "Nos últimos anos houve uma evolução enorme em termos quantitativos e qualitativos da produção cinematográfica do Brasil. Esta porta que se abre no Luxemburgo é importante para a divulgação de artistas consagrados e também da nova geração que está a aparecer no nosso cinema", diz a actriz. O filme "5x Favela, agora por nós mesmos, que abre o festival, "é um marco no cinema brasileiro", garante a actriz.

"O cineasta Cacá Diegues subiu ao morro e fez um trabalho muito importante com várias comunidades carentes do Rio de Janeiro, perfeitamente retratadas nas cinco histórias do filme", revela. "Com estes trabalhos cinematográficos, ele possibilitou que muitas das pessoas ali residentes pudessem desenvolver os seus projectos, e hoje continuem a trabalhar de forma mais profissional", explica.

A colecta de fundos para a realização do evento foi "um parto difícil", garante Pieca Levy.

"Batemos a muitas portas que se fecharam, mas felizmente outras se abriram. A Embaixada do Brasil em Bruxelas, o Utopia, a associação Made in Brazil, sediada no Luxemburgo, a TAM, companhia aérea brasileira, a empresa Paul Würth no Luxemburgo e outras pessoas da comunidade brasileira nos ajudaram a tornar possível este nosso sonho, e estamos muito agradecidos a todos", regozija-se Pieca. A organizadora do festival termina com um desafio: "Venham todos ver a qualidade do nosso festival. É através do feedback do público que para o ano poderemos trazer outros filmes".

Á. Cruz (texto e fotos)

Conselho de Segurança das Nações Unidas: Angola apoia Brasil

O Presidente angolano José Eduardo dos Santos reiterou ontem em Luanda o apoio de Angola ao Brasil para a “justa e legítima aspiração” de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

De visita a Luanda, a Presidente brasileira, Dilma Roussef, manifestou a sua satisfação pela adopção de políticas equilibradas, pelo governo angolano, no tratamento das várias questões que afligem a nação. Ontem, no parlamento angolano, Dilma defendeu a primazia na relação com os países africanos de expressão portuguesa, no âmbito da sua política externa, assim como na formação de quadros angolanos.

Na quarta, de passagem por Moçambique, realçou o país como "um grande parceiro" na cooperação bilateral. Recursos humanos, infra-estruturas, saúde e educação são as prioridades.

Luxemburgo: Homens da Luta mobilizam dezenas de portugueses no protesto dos indignados, no sábado passado, na capital

Foto: M. Dias
Os Homens da Luta mobilizaram dezenas de portugueses que estiveram na place d'Armes no protesto do movimento dos indignados. Ao contrário dos protestos anteriores, que reuniram cerca de 20 pessoas, desta vez a praça encheu-se de manifestantes. Canções e palavras de ordem marcaram o protesto.

" As pessoas só querem uma vida melhor para si e para os seus filhos", exclamou Jel para uma pequena multidão, maioritariamente composta por portugueses, depois da entrada triunfal do grupo na place d'Armes, na capital.

"A linguagem da luta é universal", continuou o homem do megafone, que passou logo ao português quando se debateu com algumas dificuldades ao falar francês.
Prova da universalidade da linguagem da luta, a mesma que naquele dia se estendeu a toda a Europa (ver artigo infra), foram diversas as línguas com que várias pessoas se dirigiram à multidão. Fosse em português, em francês, em luxemburguês e até em inglês, todas as mensagens passaram pelas questões que têm abalado a Europa: o aumento do trabalho precário; a necessidade de se lutar contra os lobbies financeiros; a subida do custo de vida que coloca muitas famílias em dificuldades; as medidas de austeridade que apertam o cerco aos contribuintes.

Depois de entoarem as habituais palavras de ordem, ao som da sua versão de "O que faz falta", de Zeca Afonso", e também "E o povo, pá", o grupo português despediu-se do ambiente acalorado que se vivia na place d'Armes, mas não sem antes os organizadores do protesto no Grão-Ducado – a Real Democracy e a Attac-Luxembourg – agradecerem a presença "dos amigos portugueses". "Nunca pensámos que se pudesse fazer a luta da indignação com alegria", afirmaram. Em resposta, a praça toda explodiu numa salva de aplausos.
Foto: M. Dias

Os Homens da Luta cumpriram o prometido e trouxeram a alegria para as ruas do Luxemburgo. Ao abandonarem a place d'Armes, os portugueses presentes seguiram-nos sem hesitar, deixando para trás o espaço, anteriormente repleto, praticamente vazio.

Deixaram-se fotografar em frente ao edifício Cercle Cité e dali seguiram para a Grand-Rue, passando também pela rue du Saint-Esprit. Os transeuntes admiraram-se com o inesperado cortejo que invadiu as ruas do centro da capital de sons altos e cores berrantes. O desfile terminou na Montée de Clausen, onde os Homens da Luta se despediram do grupo de cerca de 40 portugueses que os seguiu, de uma forma quase religiosa, pelas artérias principais da capital do Grão-Ducado. "Camaradas, vemo-nos logo à noite", despediu-se Jel, referindo-se ao concerto que o grupo deu naquela noite por ocasião da festa dos 19 anos da Rádio Latina.

Ao mesmo tempo, um grupo de jovens luxemburgueses, que seguiu os Homens da Luta desde a place d'Armes, comentava entre si a inusitada situação que acompanharam naquela tarde soalheira do último sábado.  

Texto: Irina Ferreira 

Vacina contra a gripe à venda em farmácia

A vacina contra a gripe sazonal já está à venda em farmácia, anuncia o Ministério da Saúde. A gripe não deve ser confundida com uma mera constipação, pois provoca febre, estremecimentos e dores de cabeça. A gripe é sobretudo perigosa devido às complicações que pode provocar, como por exemplo, pneumonias. Esta vacina é gratuita para todos os que tenham chegado aos 65 anos e as populações de risco: adultos e crianças que sofrem de doenças crónicas dos pulmões (crianças com asma brônquica) e do coração; adultos e crianças que sofrem de doenças do metabolismo crónicas (ex.: diabetes) ou renais (ex.: dialisados), adultos e crianças cujas defesas naturais do organismo estão diminuídas, quer por uma doença (ex.: pessoas com sida), quer tratamentos (ex.: pacientes tratados com doses elevadas de corticóides).

"Portugueses do Luxemburgo" chega finalmente às livrarias

 É uma ironia. O livro "Os Portugueses do Luxemburgo", o primeiro a retraçar a história da imigração portuguesa no país, não está à venda no Grão-Ducado. Uma falha que a livraria Ernster quer corrigir.

É o fruto de cinco anos de investigação num tema inédito na historiografia contemporânea luxemburguesa, mas não está à venda no Luxemburgo. Em Julho, o historiador português António de Vasconcelos Nogueira lançou o livro "Os Portugueses no Luxemburgo – Contribuição para a história das migrações", que retraça a história da imigração portuguesa no Grão-Ducado. Mas quem tentou comprar o livro no Grão-Ducado não teve sorte.

"Foi por acaso que soubemos da existência deste livro", disse ao POINT24 o responsável da livraria Ernster na capital. "O embaixador luxemburguês em Lisboa veio à nossa livraria e quis comprar o livro. Ele tinha lido o artigo no CONTACTO e perguntou-nos se nós não o vendíamos", conta Jean-Claude Henkes.

A livraria entrou em contacto com a editora Sítio do Livro há um mês, e garante que o livro vai estar à venda nas quatro livrarias Ernster. "Ainda não recebemos a obra, mas é certo que vamos ter os livros e que vamos vendê-los nas nossas livrarias", assegura Henckes.

O livro vai ser apresentado no Luxemburgo em data ainda a anunciar.  

Texto e foto: P.T.A.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eleições comunais: Cerca de 21,5 por cento das mulheres candidatas foram eleitas

Das mulheres candidatas nas eleições comunais de 9 de Outubro, cerca de 21,5 por cento foram eleitas, o que representava 32 por cento das candidaturas, num total de 241 mandatos.

Esta percentagem é praticamente igual à das últimas eleições comunais (20,6 por cento), de acordo com as contas feitas pelo Conselho Nacional de Mulheres do Luxemburgo (CNFL, Conseil National des Femmes du Luxembourg).

As mulheres eleitas representam um pouco mais de um quinto dos mandatos comunais, sendo que a percentagem de mulheres eleitas nas comunas de maioria relativa (isto é, com menos de 3 mil habitantes) mantém-se igual a 2005 (19,2 por cento).

Nas comunas de maioria proporcional, a percentagem aumentou ligeiramente.

Foto: Serge Waldbillig

Alemanha faz buscas a clientes de bancos luxemburgueses

A caça à evasão fiscal continua na Alemanha, com os bancos luxemburgueses na mira da administração fiscal alemã. Na segunda-feira, as Finanças alemãs fizeram buscas em casa de suspeitos com contas no Luxemburgo, incluindo o barão August von Finck, um dos nomes mais conhecidos da aristocracia alemã, noticia o jornal alemão Handelsblatt.

As buscas, conduzidas em Trier, seguem-se à compra de um CD-Rom com nomes de suspeitos de evasão fiscal com contas em bancos luxemburgueses. O CD, que terá custado três milhões de euros, segundo o Financial Times Deutschland, contém os nomes de três mil pessoas que terão feito depósitos no banco HSBC no Luxemburgo para fugir ao pagamento de impostos.

Segundo o sindicato alemão dos colectores de impostos, os dados bancários comprados pela Alemanha poderão permitir a colecta de 800 a 900 milhões de euros, através de processos judiciais ou denúncias voluntárias. E a Alemanha está a estudar a possibilidade de comprar novas listas com nomes de suspeitos de fraude ao fisco, avança o diário Handelsblatt.

Nos últimos anos, a Alemanha lançou uma cruzada contra a evasão fiscal, recorrendo a dados bancários obtidos no Liechtenstein e na Suíça, o que criou tensões com aqueles países. Agora é o Luxemburgo que está na mira das autoridades alemãs.

O Tribunal constitucional alemão já confirmou a legalidade da utilização de dados roubados como forma de identificar quem foge ao fisco.

Foto: JLC

Julgamento Luxair: Direcção-geral ilibada

O juiz pronunciou-se esta semana favorável à desresponsabilização da direcção-geral da Luxair.

Segundo o juiz Prosper Klein “a direcção da empresa não têm licença de voo ou o conhecimento sobre a técnica e revisão de um avião”. Em causa está uma anomalia do Fokker que era conhecida desde 1994 pela Luxair, mas que não foi corrigida pelo serviço técnico. O fabricante do Fokker tinha recomendado, na altura, as companhias aéreas, via circular, a mudança na Unidade de Controlo de Derrapagem. A manutenção era da responsabilidade do operador, mas não era obrigatória.

Na segunda semana de julgamento, os investigadores discutem a possível má conduta cometida contra a manutenção do Fokker 50 e da sua capacidade de voo.

A anomalia em questão é uma das causas da queda do avião.

O Fokker 50 da Luxair despenhou-se a 6 de Novembro de 2002 entre Roodt-sur-Syre e Niederanven, resultando na morte de 20 pessoas.

HB
Foto: Guy Jallay

Mudam vai ter visitas guiadas em português, a partir de 30 de Outubro

Dia 30 de Outubro, às 15h30, há a primeira visita guiada em português no Mudam, o museu de arte moderna, na capital.

A visita guiada, que vai acontecer no último domingo de cada mês, é dirigida aos visitantes individuais e a pequenos grupos de até cinco pessoas e não obriga a marcação prévia. Os interessados devem apenas dirigir-se ao balcão da recepção no museu.

"Como vivemos num país multicultural queríamos tornar a arte acessível para as diferentes comunidades", afirma Valérie Tholl do Mudam. "Já tínhamos tido visitas guiadas em português em 2007/2008, no âmbito da exposição "Portugal Agora", que foram bem-sucedidas e quisemos reeditar a iniciativa", conclui a responsável.

A visita guiada é gratuita e não tem custos suplementares. Os visitantes pagam apenas a entrada no Mudam, que é de 5 euros para adultos, 3 euros para maiores de 60 anos e para jovens entre os 18 e 26 anos.

A duração da visita é de cerca de 50 minutos e permite ver as exposições temporárias do museu. Actualmente está patente a exposição "Mondes inventés, mondes habités", que mostra obras de 19 artistas internacionais, entre eles o português Miguel Palma.

O Mudam está aberto das 11h às 20h entre quarta e sexta e das 11h às 18h de sábado a segunda. Está fechado às terças.

I. Ferreira
Foto: Anouk Antony

Sérgio Godinho dá hoje uma conferência em Esch/Alzette

Sérgio Godinho está esta quinta e sexta-feira no Luxemburgo.

Hoje, quinta-feira, às 18h, o artista vai falar sobre o papel da música na sociedade portuguesa nos últimos 40 anos, no Lycée de Garçons, em Esch-sur-Alzette.

A conferência “O papel da música na evolução da sociedade civil portuguesa nos últimos 40 anos”, em que Sérgio Godinho participa, vai ser em língua francesa. O evento é uma organização conjunta da Caixa Geral de Depósitos, do centro cultural de Mamer, do Instituto Camões e do Núcleo de Ensino Português no Luxemburgo (NEP-L).

O cantautor vai estar presente na palestra na véspera do seu concerto no Centro Cultural Kinneksbond (sexta-feira, dia 21), em Mamer.

O músico português actua no dia seguinte no palco do Centro Cultural Kinneksbond, em Mamer, onde vai apresentar o seu último trabalho, "Mútuo Consentimento", 13 anos depois da sua primeira actuação no Luxemburgo, em 1998. "Mútuo Consentimento" surge cinco anos depois de "Ligação Directa", e é composto por uma série de participações especiais, passando por colaboradores habituais, como Hélder Gonçalves, dos Clã, a novas colaborações, como Bernardo Sassetti, David Santos (Noiserv) ou Francisca Cortesão.

O músico português, que assinala este ano 40 anos de carreira, vai revisitar os grandes êxitos da seu percurso musical e apresentar algumas canções do seu último trabalho, "Mútuo Consentimento", em Mamer.

Ainda há bilhetes para o concerto

O concerto ainda não está esgotado. Os ingressos custam 25 euros e estão à venda no Kinneksbond e nas agências da CGD. Os interessados em assistir à palestra devem contactar o Kinneskbond, através do email jessica.lobo@kinneksbond.lu ou por telefone (263 95 133) ou no site do Kinneksbond em www.kinneksbond.lu

Danças Ocultas esta sexta-feira em Dudelange

O grupo português de concertinas Danças Ocultas regressa ao Grão-Ducado, apenas seis meses depois do seu concerto na Philharmonie, para um espectáculo desta feita no Centro Opderschmelz, em Dudelange, nesta sexta-feira, 21 de Outubro, às 20h.

O sucesso do concerto de Março promete repetir-se em Dudelange. "Um espectáculo deslumbrante, [com um intenso] poder melódico, um sedutor bailado de foles, (...) composições emotivas, intensas, sensíveis e inspiradoras", assim escrevia o nosso repórter rendido ao concerto na Philharmonie.

O grupo é composto por Artur Fernandes, Francisco Miguel, Filipe Cal e Filipe Ricardo. Os bilhetes custam 15 euros em pré-venda (tel. 47 08 95-1); 20 euros, na bilheteira. Mais informações em www.opderschmelz.lu ou no Centro Cultural Opderschmelz (1a, rue du Centenaire), em Dudelange.

Um grupo português com dois concertos agendados para o Grão-Ducado no mesmo ano não é comum. Se esse grupo for um quarteto de acordeão diatónico (uma variante da concertina) então torna-se num fenómeno musical à parte, e que começa a ser exigido por um público conhecedor, atento e melómano. Para quem não pode assistir àquele que foi o primeiro concerto dos Danças Ocultas no Luxemburgo, aqui está uma segunda oportunidade.

Jean Asselborn de visita à Guiné-Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo, Jean Asselborn, encontra-se desde ontem em visita à Guiné-Bissau para reforçar as relações com o país.

Asselborn tem agendado reuniões com o Presidente da República da Guiné-Bissau, Malan Bacai Sanha, o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mamadu Djalo Pires.

Esta passagem pela Guiné-Bissau reflecte o forte interesse do Luxemburgo em reforçar as suas relações com os países africanos e a vontade política do Grão-Ducado para desenvolver e reforçar as suas relações com África a nível político e diplomático.

Recorde-se que em Junho deste ano, Asselbom esteve num encontro com outro país africano, e lusófono, quando recebeu o ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Armando Inroga.

Antes desta passagem pela Guiné-Bissau, o chefe da diplomacia luxemburguesa esteve ainda na segunda e na terça-feira na Costa do Marfim.

HB
Foto: Guy Jallay

Esta semana: Luxemburgo em missão económica à China

O príncipe Guillaume e o ministro da Economia, Jeannot Krecké, estão na China até ao fim da semana.

Trinta empresas de diversos sectores, como o sector financeiro, logística, tecnologias da informação e da comunicação, entre outras, fazem parte da delegação. A missão económica esteve quarta-feira no sudoeste da China, mais precisamente em Chongqing, uma cidade com mais de 30 milhões de habitantes, que é considerada como a capital da estratégia regional de desenvolvimento do país.

A visita termina em Xangai, na sexta-feira, com a assinatura do acordo oficial de doação do pavilhão luxemburguês (construído de raiz para a exposição naquela cidade, no ano passado) ao estado chinês.

Eurobarómetro: Portugueses descontentes com situação do país e acreditam que vai piorar

A esmagadora maioria dos portugueses (96 %) considera que a situação económica do país está mal e quase três em cada quatro (71 %) acreditam que vai piorar, segundo um Eurobarómetro divulgado segunda-feira em Bruxelas. Segundo a sondagem, que foi realizada em Junho – antes do anúncio das novas medidas de austeridade –, apenas 3 % dos inquiridos dizem-se satisfeitos com a situação económica portuguesa, 5 % prevêem melhorias nos próximos 12 meses e 20 % crêem que ficará na mesma.

A média europeia (UE 27) é de 67 % de descontentes com a situação nacional, contra 30 % de insatisfeitos.

Em relação ao futuro, 36 % dos europeus pensam que será pior, 20 que será melhor e 40 % julgam que estará na mesma.

Questionados sobre a situação do emprego no seu país, 95 % dos portugueses (73 % UE27) dizem ser má e apenas 4 % estão optimistas (24 % UE27).

No próximo ano será pior, na opinião de 69 % dos portugueses (33 % UE27), melhor para 5 % (21 % UE27) e 22 % acham que não vai mudar(41 % UE27).

Por outro lado, 95 % dos inquiridos criticam o custo de vida (73 % viver bem (26 % UE27).

Sobre a evolução do custo de vida nos próximos 12 meses, 75 % acham que vai subir (59 % UE27), 3 % respondem que vai descer (9 % UE27) e 18 % dizem que estará na mesma (30 % UE27).

O sistema de reformas em Portugal desagrada a 88 % das pessoas (53 % UE27) contra 10 % que se dizem satisfeitos (39 % UE27).

Por outro lado, 76 % mostram-se desagradados com o sistema de subsídios de desemprego (48 % UE27), contra 13 % (37 % UE27).

A sondagem Eurobarómetro foi realizada em Portugal pela TNS Euroteste, tendo sido realizadas cerca de 1.500 entrevistas entre 4 e 19 de Junho.

Lusa
Foto: Á. Cruz

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Arcelor: OGBL prevê mais encerramentos

A OGBL teme que o encerramento das fábricas de Schifflange e Rodange afectem não só os seus trabalhadores, mas também outras empresas.

Em comunicado, o sindicato prevê que as fábricas de cabos de Bettembourg e Bissen sejam afectadas, assim como o Circuit Foil de Wiltz e a ArcelorMittal de Dudelange, dado que as siderúrgicas de Schifflange e Rodange eram os fornecedores de matéria-prima.

O secretário-geral da OGBL, Jean-Claude Bernardini disse esta semana que a matéria-prima passará a ser importada de países vizinhos, apontando Hamburgo como exemplo de centro de importação. Acrescenta ainda que isso deverá conduzir à decisão de fechar as empresas em causa devido ao aumento dos custos. "Bissen, por exemplo, vai se ver com menos 90 mil toneladas de matéria-prima, causando mais perdas de empregos, e também nos transportadores como o CFL Cargo, já que vai haver menos trabalho", sustenta o sindicalista.

A OGBL estima que o número de empregos em risco pode chegar a 1000.

Não Desistas, por Portugal

Uma equipa de profissionais de televisão e alguns anónimos juntaram-se e produziram o vídeo "Não Desistas" .

Eleições comunais de 9 de Outubro: Coligações entre vencidos relegam vencedores para a oposição

A 9 de Outubro os eleitores votaram para as eleições comunais. Se em algumas autarquias, os resultados foram claros e ditaram um vencedor logo na noite das eleições, noutros municípios, os vencidos multiplicaram esforços para chegar ao poder, relegandoos vencedores para a oposição. Esta última situação aconteceu, por exemplo, em Contern, Dippach, Bascharage, Bettembourg, Esch/Sûre, Steinsel e Strassen. Este é o rescaldo das negociações dos últimos dias em algumas das autarquias do país.
___________________________

Bascharage – Michel Wolter (na foto, à direita), do CSV, é reconduzido como burgomestre, apesar de o seu partido ter perdido um assento, ficando apenas com cinco. O LSAP foi o grande vencedor, alcançando sete assentos. Mas CSV e Verdes uniram-se com a lista local de Clémency (as comunas fusionam em Janeiro de 2012) e passam à frente do LSAP. O candidato socialista Yves Cruchten (na foto, à esquerda) também tentou uma coligação com os Verdes de Clémency, mas antes destas começarem já os ecologistas se tinham ligado ao CSV.

Na segunda-feira à noite e em sinal de protesto, Cruchten organizou no Hall 75 um cortejo fúnebre simbólico para "enterrar" a democracia em Bascharage.

Bettembourg – Roby Biwer e Guy Frantzen (LSAP) foram os mais votados e o LSAP foi o vencedor incontestável. Mas à mercê de uma coligação CSV-Verdes-DP, os socialistas perdem um dos seus bastiões ao fim de 24 anos e Laurent Zeimet (CSV) será o novo burgomestre, secundado por Josée Lorsché (Verdes) e Gusty Graas (DP).

Consdorf – Não houve eleições por não haver candidatos suficientes para os postos a ocupar. Na quinta-feira, a equipa disposta a trabalhar elegeu André Poorters para liderar a edilidade, e Camille Weiland e Marco Bermes como novos vereadores.

Contern - O ainda burgomestre Jim Schmitz (CSV) venceu as eleições, mas LSAP e DP decidiram unir-se numa coligação e "roubar-lhe" o posto. LSAP e DP vão dividir o cargo de burgomestre e de 1° vereador: até 2014, Jean-Marie Mangen (DP) será burgomestre e o seu 1° vereador Fernand Schiltz (LSAP). Entre 2014 e 2017, o burgomestre será do LSAP e o seu 1° vereador do DP.

Dippach – O actual burgomestre Claude Bosseler foi o mais votado, mas LSAP e DP coligaram-se e voltam a eleger para o cargo Ady Hahn (LSAP), o anterior burgomestre. Antes da legislatura este cederá o cargo a Manon Bei-Roller (LSAP).

Echternach - O CSV saiu vencedor do escrutínio. Negociou primeiro com os Verdes, que ganharam três assentos. Mas não conseguindo chegar a acordo com estes quanto à partilha dos lugares de vereadores, o CSV decidiu finalmente coligar-se com o LSAP. Resultado: Théo Thiry (CSV) guarda o lugar de burgomestre, apesar de ter sido apenas o 4° mais votado. Marc Diederich (CSV), o candidato mais votado, cede o lugar máximo na autarquia, alegando razões profissionais, e contenta-se com o posto de vereador, a par de Ben Scheuer (LSAP).

Esch/Sûre – Apesar de ter sido apenas o 4° mais votado, Gilles Kintzelé vai continuar a dirigir a autarquia. Foi o que ficou decidido em conselho comunal na semana passada (7 votos contra 6). Em sinal de protesto, Robert Everling, o candidato mais votado a 9 de Outubro, decidiu retirar-se do conselho comunal.

Goesdorf - A equipa dirigente vai ser composta por Nobert Maes (burgomestre), Marc Siebenaler (1° vereador) e Marie-Rose Rentmeister-Pfeiffer (2° vereador).

Grevenmacher – CSV e Verdes dividem a coligação no poder. LSAP e DP, que partilharam os destinos do município durante anos, passam para a oposição. O novo burgomestre é Léon Gloden (CSV) e os vereadores Monique Hermes (CSV) e Marcel Lamy (Verdes). Este último trocará o seu posto a meio da legislatura com Aly Gary (Verdes).

Kiischpelt – Apesar de ser apenas o segundo candidato mais votado, Armand Mayer continua a chefiar a autarquia. Alphonse Wenkin continua na vereação até 2015, altura em que será substituído por Jean-Marie Boumans e Yves Kaiser.

Kopstal - Depois das negociações, a lista com mais votos, "Är Equipe" preferiu negociar com os terceiros mais votados, o CSV, em detrimento dos segundos mais votados, o DP: Romain Adam ("Är Equipe") continua assim burgomestre, Florent Clausy (CSV) será 1° vereadador e o cargo de 2° vereador será dividido entre Claire Geier (Är Equipe) e Thierry Schumann (CSV).

Nommern – Não houve eleições por falta de candidatos, mas a equipa chegou a acordo da seguinte forma: Marc Eicher continua burgomestre, secundado por Victor Diderrich e John Mühlen. Mas nos postos de vereador haverá troca com os outros candidatos ao longo dos seis anos de mandato.

Manternach – O candidato mais votado, o burgomestre Willi de Jong cede o lugar a Henri Frank, que vai ser secundado por Alex Haag e Alix Klein-Ungeheuer.

Mersch – O DP ganhou mais um assento, os Verdes também e o CSV perdeu um. No entanto, Albert Henkel (DP) decidiu continuar a dirigir uma coligação DP-CSV.

Mertzig – Reconduzido no posto de burgomestre, Claude Staudt nomeou para 1°vereador não o segundo candidato mais votado, Mike Poiré, mas o terceiro, Amaro Garcia. Agastado com o desaforo, Poiré demitiu-se e será Jos Clees o 2° vereador.

Mondorf – Maggy Nagel continua a dirigir uma autarquia DP-Verdes, apoiada agora pelos vereadores Lex Delles e Steve Schleck.

Pétange – O CSV vencedor decidiu trocar a coligação com o DP por uma com o LSAP, respeitando assim a vontade dos eleirores. Pierre Mellina (CSV) continua burgomestre, Roland Breyer e Raymonde Conter-Klein (ambos CSV) continuam na vereação. Muda apenas o 3° vereador, que passa a ser Jeannot Linden (LSAP).

Remich - O CSV conseguiu mais votos que os Verdes, mas Henri Kox (Verdes) continua nas rédeas da autarquia, secundado por Gaston Thiel (CSV) e Pierre Sineger (CSV).

Schengen – Ben Homan foi o candidato mais votado e o actual burgomestre Roger Weber ficou em 4° lugar. Apesar disso e apoiado por uma maioria de conselheiros comunais, Weber pretendia ficar no lugar. Após contestação geral dos eleitores, Weber desistiu do cargo a favor de Homan e deverá contentar-se com o lugar de vereador ao lado de François Hemmen e Georges Laux. O 2° vereador, Hemmen, deverá ceder o lugar a meio da legislatura a Michel Gloden.

Schieren – Não houve eleições. A equipa que se apresentou para trabalhar reconduziu Marc Schmitz no cargo de burgomestre e Juliette Kemp-Weber como vereadora. A segunda vereadora passa a ser Camille Pletschette.

Steinsel – Jean-Pierre Klein (LSAP) guarda o posto de burgomestre e terá como vereadores Marcel Oberweis (CSV) e Fernand Marchetti (LSAP). Mas o DP, que ganhou assentos nestas eleições, foi relegado para a oposição.

Strassen – Apesar de Marc Fischer (DP) ter sido o mais votado, CSV-LSAP-Verdes acordaram-se em coligação para continuar a dividir o poder com o mesmo burgomestre nas rédeas: Gaston Greiveldinger (LSAP). Mudam apenas os vereadores: Nico Pundel e Jean-Paul Faber.

Walferdange – Guy Arendt (DP) vai dirigir a autarquia em coligação com o LSAP.

Wintger – Marcel Thommes (CSV) continuará a dirigir uma coligação CSV-LSAP com a mesma vereação.

Wormeldange – O mais votado foi Gérard Schumacher, candidato pela primeira vez. Após negociações com o actual burgomestre Jean Beining, Schumacher deixa-lhe o lugar máximo da autarquia e contenta-se com o posto de 1° vereador. O cargo de 2° vereador será partilhado entre Martine Schmit e Mathis Ast.

As negociações prosseguem em muitas outras comunas, como, por exemplo em Vianden, em que se esperava que a burgomestre Gaby Heger-Frantzen fosse reconduzida. Mas esta anunciou que deixaria o cargo em Janeiro, talvez devido aos seus maus resultados no sufrágio. Frantzen ficou em 5° lugar atrás de Marc Schaefer, Henri Majerus, Claude Tonino e Joé Heintzen. O novo burgomestre será um destes.

José Luís Correia