quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O que nos espera em 2012


Londres acolhe os Jogos Olímpicos de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012. A capital inglesa recebe os Jogos Olímpicos pela terceira vez, depois de ter organizado as Olimpíadas em 1908 e 1948. Os Jogos Olímpicos de Londres vão contar com 34 instalações desportivas. Além do Parque Olímpico, que inclui nove instalações desportivas, há mais 13 instalações e locais emblemáticos dentro da cidade e 10 no resto do país.


O Campeonato Europeu de Futebol de 2012 vai ter lugar entre 8 de Junho e 1 de Julho, e é organizado conjuntamente pela Polónia e a Ucrânia. Esta candidatura foi preferida à de Itália e à candidatura conjunta da Croácia e Hungria, tornando-se a terceira candidatura conjunta bem sucedida para o Campeonato Europeu de Futebol, após as candidaturas da Bélgica/Países Baixos para o Euro 2000 e a coligação Áustria/Suíça para o Euro 2008. Portugal vai lá estar.

Foto: Guy Jallay
Luxemburgo vai ter novo ministro da Economia
Étienne Schneider, o delfim do ainda ministro da Economia do Luxemburgo, Jeannot Krecké, assume a pasta da Economia a partir de 1 de Fevereiro. Para o ministro demissionário, Schneider é o homem certo para o lugar. "É a pessoa mais importante que está no Ministério no que se refere ao desenvolvimento económico", diz Krecké.



Luxemburgo: Doentes vão poder escolher o seu médico
Os doentes vão poder escolher o seu médico de referência a partir de 1 de Janeiro.Uma escolha que não é obrigatória mas que pode facilitar a vida dos doentes, defende o ministro da Saúde. "Não há nenhuma obrigação de ter um médico de referência, mas a escolha é no interesse do assegurado", diz Mars Di Bartolomeo.O médico de referência sucede ao médico de família e vai ter a cargo a supervisão da saúde da pessoa que o escolheu. O médico passa a ter acesso a todos os diagnósticos do doente feitos com outros profissionais de saúde.

Luxemburgo: Reforma do ensino só em Abril 
O projecto-lei sobre a reforma do ensino secundário e da formação profissional deve ir a votos em Abril. Se forem aprovadas, as novas medidas deverão começar a ser aplicadas no ano lectivo de 2013-2014.  

Foto: Guy Jallay
ADEM muda de nome
A ADEM (Administration de l'Emploi) muda de nome, passando a ser conhecida por Agência para o Desenvolvimento do Emprego. O acrónimo, esse, mantém-se . O aumento do número de funcionários é outra das novidades em 2012. O tradicional "placeur", responsável pelo acompanhamento personalizado dos desempregados, vai ser substituído por um conselheiro profissional ("conseiller professionnel"). O processo de inscrição vai ser simplificado e o tempo de espera até à primeira entrevista deverá ser encurtado. Outra das novidades: os trabalhadores fronteiriços que fiquem desempregados no Luxemburgo passam a ter acesso às ofertas da ADEM. A nova estrutura vai ter um director e dois directores-adjuntos. Uma comissão de acompanhamento agora criada vai verificar se a ADEM cumpre a sua missão.  

Grão-Ducado: Fim do imposto de crise
O imposto de crise vai ser suprimido já em Janeiro de 2012. A taxa suplementar, no valor de 0,8 % sobre os rendimentos acima do salário mínimo, foi criada em 2010 para fazer face à crise, mas acabaria por ser cobrada apenas durante um ano. Em Julho, o primeiro-ministro luxemburguês anunciou que o imposto de crise deixaria de ser cobrado a partir de 2012, durante o acordo salarial com a Confederação da Função Pública.  

Pílula vai ser comparticipada
Os contraceptivos vão passar a ser comparticipados pela Caixa Nacional de Saúde (CNS) a partir de Janeiro, mas só para menores de 25 anos. A convenção assinada entre o Governo luxemburguês e a CNS prevê o reembolso de 80 % do preço pago pela pílula contraceptiva, no caso de jovens até aos 25 anos. A decisão é um recuo em relação ao anúncio feito em Maio pelo ministro da Saúde. Nessa altura, Mars di Bartolomeo propunha que a contracepção fosse totalmente gratuita para menores de 25 anos. A partir de Janeiro de 2012, os contraceptivos vão ser mais baratos para os jovens, que terão ainda assim de pagar 25 % do preço tabelado.  

Foto:Gerry Huberty

Salários no Luxemburgo só vão aumentar uma vez por ano
De 2012 a 2014, a indexação dos salários vai ser aplicada só uma vez por ano. Os trabalhadores só vão beneficiar de uma actualização salarial no mês de Outubro do próximo ano. A decisão de acabar com a indexação duas vezes por ano surgiu depois da anulação da Tripartida, há duas semanas, que reúne o Governo e as associações sindicais e patronais. "Durante os próximos três anos, haverá apenas uma actualização salarial por ano", anunciou o primeiro-ministro Jean-Claude Juncker.




Cuidados de saúde mais caros no Grão-Ducado
A Caixa Mutualista Médico-Cirúrgica (CMCM) vai aumentar a quotização da garantia Denta & Optiplus a partir de 1 de Janeiro. Os membros com menos de 40 anos vão pagar mais 24 %. O aumento é de 29 % para pessoas entre os 40 e os 59 anos, enquanto as pessoas com mais de 60 anos sofrem um aumento de 32 %. A cobertura das tarifas dentárias vai ser reduzida para cerca de 80 %, com um limite máximo de 3.000 euros para próteses. No Luxemburgo, há 115 mil pessoas que recebem os serviços complementares de saúde Dent e Optiplus e 200 mil da Prestaplus, ou seja, mais de 60 % da população.
 
Fim do mundo?
Há quem acredite que o mundo vai acabar no dia 21 de Dezembro de 2012. A data é apontada por astrólogos e estudiosos esotéricos como sendo de mau agouro, por coincidir com o fim da "contagem longa" do calendário maia, e que muitos consideram ser uma espécie de contagem decrescente para o fim do mundo. A colisão da Terra com outro planeta ou com um buraco negro é uma das teorias destes novos profetas do apocalipse. Uma conclusão rejeitada por arqueólogos, historiadores e astrónomos, que denunciam o que chamam de "pseudociência". A NASA nega também que os alinhamentos de planetas e astros previstos para essa data possam afectar a vida na Terra, e compara os medos em relação a 2012 com o fenómeno "Bug do Milénio", em 1999.  

Foto: Lusa

Guimarães é Capital Europeia da Cultura
A cidade de Guimarães vai ser Capital Europeia da Cultura em 2012. Depois de o seu centro histórico ter sido considerado Património Mundial pela UNESCO, a cidade vai agora mostrar ao mundo a sua riqueza cultural e património histórico. O programa inclui mais de 600 espectáculos, entre concertos, teatro, dança e cinema. A comissão organizadora de Guimarães 2012 escolheu a ilustradora luxemburguesa Andrée Staar para ser a representante no Luxemburgo da Capital Europeia da Cultura no próximo ano. 



Movimento dos indignados volta às ruas
O futuro dos movimentos de indignação que surgiram em todo o mundo em 2011 pode passar por iniciativas da sociedade civil para a manutenção deste "novo peão" desconhecido e que já "agita o xadrez do poder". "Em 2012, com as consequências da crise económica, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, as pessoas vão regressar às ruas e às campanhas quase sempre organizadas através das redes sociais na Internet. "Para lá da contestação nas ruas vai haver actos de cidadania e de vigilância da democracia", explica João Labrincha, um dos organizadores da marcha de 12 de Fevereiro em Portugal e que depois deu origem ao movimento M12M.  




Angola e Timor vão a votos
Em Angola já se pensa na preparação das eleições Presidenciais de 2012, bem como na descentralização político-administrativa do país. O actual presidente angolano, José Eduardo dos Santos (que está no poder desde 1978), não põe de lado a sua candidatura. "Como militante histórico do MPLA, estou, naturalmente, disponível para aceitar a decisão do partido". A UNITA vai tentar inverter a tendência ditada pelo anterior escrutínio, as legislativas de 2008, quando averbou uma pesada derrota perante o MPLA. Em Timor, 2012 será o ano da entrada num novo ciclo, o da consolidação do Estado com a realização das eleições Presidenciais e Legislativas. Prevê-se ainda em 2012 a saída prevista da missão da ONU e da Força Internacional de Estabilização do território maubere.  



Mais de 1500 freguesias desaparecem do mapa em Portugal
Mais de 1.500 freguesias devem desaparecer do mapa em 2012, quando for aplicada a medida mais polémica do pacote de reformas na Administração Local que o Governo pensa concluir até meados do próximo ano. O Governo pretende concluir até Julho de 2012 uma reorganização da administração local, conforme compromisso assumido com a troika, de modo a que as eleições autárquicas de Outubro de 2013 decorram já com as novas regras. Em 2012 deve ser apresentada uma nova lei de descentralização de competências da Administração Central para as Comunidades Intermunicipais, um novo regime jurídico para o sector empresarial local e uma nova lei das Finanças Locais, com novas regras para a distribuição do financiamento do Estado a estas entidades.  

Envelhecer no activo
O ano 2012 vai ser o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional. No seguimento do 10º Aniversário do Plano de Acção das Nações Unidas sobre o Envelhecimento, acaba por ser uma resposta ao desafio demográfico de todos os Estados membros da União Europeia. Pretende promover o envelhecimento no emprego, o envelhecimento activo na comunidade através do voluntariado e carinho, uma vida saudável.
___________________________

Agenda 2012

JANEIRO
- Dia 1: Dinamarca assume presidência do Conselho da União Europeia até 30 de Junho de 2012

- De 13 a 22: Jogos Olímpicos de Inverno em Innsbruck (Áustria)
- 21 de Janeiro (até 12 de Fev.): Taça África das Nações em Futebol
- Dia 23: Começa o Ano Chinês do Dragão, que auspicia saúde e riqueza para os nativos do signo

FEVEREIRO
- Dia 7: 200º aniversário do nascimento do romancista britânico Charles Dickens
- Dia 6: Rainha Isabel II de Inglaterra celebra 60 anos desde a subida ao trono. Isabel II é a segunda monarca britânica com o reinado mais longo, apenas ultrapassada pela rainha Victória, que reinou durante 63 anos
- Dia 16: Centenário do geógrafo e historiador português Orlando Ribeiro

MARÇO
- Dia 4: Eleições presidenciais na Rússia

ABRIL
- Dia 15: Centenário do naufrágio do Titanic. Para marcar a data, um cruzeiro de 12 noites parte de Southampton, Inglaterra, até ao local da colisão fatal com o icebergue
- Dia 22: Eleições presidenciais em França

MAIO
- Dia 6: Segunda volta das presidenciais francesas (caso seja necessário)

JUNHO
- Entre os dias 4 e 6: Cimeira da Terra "Rio+20", no Rio de Janeiro
- Dia 28: 300° aniversário do nascimento do pensador francês Jean-Jacques Rousseau
- Dia 29: O iPhone faz cinco anos

JULHO
- Dia 1: Chipre assume presidência do Conselho da UE por seis meses

AGOSTO
- Entre os dias 6 e 20: Chegada do rover Curiosity a Marte

SETEMBRO
- Dia 7: Brasil comemora 190 anos de independência

OUTUBRO
- China: O Partido Comunista chinês reúne para o congresso quinquenal, que serve para escolher os próximos líderes do país

NOVEMBRO
- Dia 6: Eleições presidenciais nos Estados Unidos. Barack Obama é candidato à sua própria sucessão.
- Vaticano: Fim das comemorações dos 500 anos dos frescos da Capela Sistina, pintados por Miguel Ângelo

DEZEMBRO
- Eleições parlamentares na Rússia- Índia é anfitriã da reunião dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e, pela segunda vez, África do Sul
- De 6 a 16: Os clubes campeões de futebol de seis continentes encontram-se no Japão para a Taça do Mundo de Clubes, da FIFA
- O SMS (serviço de mensagens curtas) faz 20 anos. Em Dezembro de 1992 um engenheiro enviou um SMS com uma frase alusiva à quadra: "Feliz Natal"
- 31 de Dezembro: Expira o Protocolo de Quioto

Sem comentários:

Enviar um comentário