terça-feira, 27 de dezembro de 2011

"Jesus Christ Superstar" estreia no Luxemburgo em Janeiro, com participação portuguesa no elenco

O pianista Michel Abreu Lopes, a solista Jessica Lobo, que interpreta o papel de amiga de Maria Madalena, e o maestro Marco Battistella, responsável pela encenação desta versão moderna do musical de LLoyd Webber Foto: GV

Uma versão actual do musical "Jesus Christ Superstar”, de Andrew Lloyd Webber, está neste momento na etapa final de preparação para que em Janeiro de 2012 seja apresentada ao público, no Centro Cultural Kinneksbond, em Mamer.

Dirigida e encenada pelo maestro luxemburguês Marco Battistella, o elenco deste musical conta com cerca de centena e meia de artistas, entre os quais se encontram dois portugueses e uma cabo-verdiana, alguns deles escolhidos num casting nacional, no Verão.
Jessica Lobo é uma das “estrelas” deste musical. Como solista no espectáculo, interpreta o papel de uma das amigas de Maria Madalena. “Para mim é uma grande honra e privilégio fazer parte deste musical, que será, sem dúvida, um dos maiores momentos culturais e musicais do Luxemburgo em 2012”, antevê a cantora. Jessica detém já uma grande experiência e uma carreira musical no mundo da música no Luxemburgo, tendo passado por alguns conjuntos e grupos musicais. E esse mesmo talento não passou despercebido aos responsáveis do musical, tendo Jessica uma participação das mais evidentes.

O pianista Michel Abreu Lopes é outro dos portugueses que faz parte da equipa. Tendo iniciado os seus estudos musicais aos cinco anos de idade, é professor há três anos no Conservatório da cidade do Luxemburgo, dá aulas em Grevenmacher e está a fazer um mestrado em Maastricht, na Holanda, estando ainda envolvido noutros projectos musicais.

Elodie Medina, de origem cabo-verdiana, é a terceira jovem lusófona que faz parte do elenco, mas que não pôde estar presente aquando da entrevista.

A “Harmonie de Mamer”, com mais de 50 instrumentistas, assegurará a parte musical, sendo todas as coreografias idealizadas por Maria D‘Angelo, do Conservatório de Música do Luxemburgo. A parte vocal será coordenada pelo INECC (Institut Européen de Chant Choral Luxembourg), através de Camille Kerger e Stéphany Ortega. O que permite a Marco Battistella estar convicto que “vamos oferecer ao público do Luxemburgo uma visão actual deste musical que, já em 1973, quando foi mostrado pela primeira vez em filme, era já visionário”.

Marco Battistella viu o filme nos anos 70 e ficou logo “com vontade de o apresentar no Luxemburgo”. Depois de ter dirigido um outro musical, "West Side Story", no ano 2000, no Festival de Wiltz, Battistella quis concretizar nos palcos o "Jesus Christ Superstar”. O facto é que “só agora é que conseguimos levar a cabo esta ideia com a colaboração da Harmonie de Mamer, que dirijo desde 1998”, diz.

Battistella destaca a participação de Serge Schonckert, na encenação e no elenco. “Tem o papel de Judas, uma das personagens mais importantes, porque é aquele que observa os acontecimentos e intervem em todo o enredo”.

Com um grande equipa, que ultrapassa a centena e meia de pessoas, o musical conta com um orçamento de 80 mi euros, que “permite criar uma pequena empresa que se ocupa de todos os detalhes do espectáculo, e, com ensaios quase todos os dias, estamos na recta final de toda a preparação”, garante o maestro.

Prova de que este musical promete ser um grande sucesso, é o facto dos bilhetes para os dias 13, 14, 15 e 21 de Janeiro estarem esgotados, havendo ainda alguns lugares disponíveis para 22 Janeiro. Os bilhetes custam 25 euros, para adultos, e 15 euros para jovens, e encontram-se à venda em www.luxembourgticket.lu ou pelo tel. 26 39 51 60.

Texto: Gualter Veríssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário