terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Crise em 2012: Franceses são os mais pessimistas

Os franceses são os mais pessimistas do mundo em relação à situação económica do próximo ano, com oito em cada dez franceses a esperar um ano de 2012 economicamente difícil, revela uma sondagem  divulgada nos últimos dias pela Gallup International.

A França conserva o seu "título de campeã do mundo do pessimismo", indica a sondagem realizada em 51 países pelo Gallup International e conduzida em França pelo instituto BVA para os jornais Le Parisien/Aujourd'hui-en-France.

De acordo com este estudo, 81 por cento dos franceses consideram que "o próximo ano será de dificuldades económicas" e o pessimismo entre os franceses aumenta com a idade.

No plano mundial, a sondagem revela que é na Europa que o "desespero económico" é mais marcante, ocupando a região os nove primeiros lugares do top 10 dos "pessimistas", com a Irlanda e a Áustria a completarem o pódio, atrás de França.

Hong Kong ocupa o 10º lugar, seguindo-se a América do Norte.

A África lidera o top dos mais otimistas do mundo, com a Nigéria, a terceira economia africana e 12.º produtor mundial de petróleo, a surgir como a nação mais otimista em termos de perspetivas económicas para 2012.

Os países da América Latina e da Ásia estão um pouco menos otimistas do que no ano passado, mas mantêm perspetivas animadoras em relação a 2012.

A sondagem foi realizada entre 26 de outubro e 13 de dezembro em 51 países junto de 45 mil pessoas.

Em França a sondagem foi realizada pelo BVA, através da internet, entre os dias 2 e 4 de Dezembro a 1.671 pessoas.

Texto: Lusa
Foto: Teddy Jaans

Sem comentários:

Enviar um comentário