domingo, 25 de dezembro de 2011

Bola de fogo que riscou céu do Luxemburgo era restos do foguetão Soyuz

Os restos de um foguetão russo Soyuz provocaram uma bola de fogo observado na noite da véspera de Natal nos céus do Luxemburgo e de parte da Europa.

Uma luz que atravessa os céus na noite de Natal forçosamente leva as pessoas a especularem.

O rasto de luz foi avistado por milhares de pessoas, filmado por centenas, que publicaram os seus vídeos no YouTube, foi notícia no noticiário da RTL-Télé Letzebuerg, na noite da consoada, e o avistamento foi confirmado pelo Observatório Real da Bélgica como sendo os restos do foguetão Soyuz.

"A bola de fogo que foi observada no dia 24 de Dezembro, cerca das 17h30, sobre a Bélgica, a Holanda, a França e a Alemanha [e o Luxemburgo] era a entrada [na atmosfera terrestre] do último andar do foguetão Soyuz", pode ler-se no site do Observatório belga.

A bola de fogo, seguida por uma longa cauda luminosa, foi observada no final do dia de ontem por milhares de pessoas na Alemanha, na Holanda, no Luxemburgo, no sul da Bélgica e no norte da França, gerando muita especulação, já que muitas pessoas pensaram tratar-se de um ovni ou mesmo de um cometa.

O foguetão Soyuz foi lançado na quarta-feira, do cosmódromo de Baikonour, no Cazaquistão, mas sofreu um problema técnico que o impediu de colocar em órbita um satélite de comunicações russo.


Dois vídeos filmados no Norte do Luxemburgo 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário