domingo, 27 de novembro de 2011

Cabo Verde acolhe Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa nas Diásporas

A utilização da Língua Portuguesa nas diferentes comunidades emigradas dos oito Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é o tema central de um colóquio internacional que decorrerá a partir de amanhã até quarta-feira em Cabo Verde.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede na Cidade da Praia, e reúne cerca de duas dezenas académicos e investigadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como representantes das diferentes diásporas.

  O diretor executivo do IILP, Gilvan Muller de Oliveira, adiantou que o Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa nas Diásporas é o segundo dos quatro que o instituto organiza como evento preparatório para a 1.ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, a realizar em Lisboa em outubro de 2012.

O primeiro, lembrou, decorreu em setembro último em Maputo e versou sobre a Diversidade Linguística na CPLP, que tratou das mais de 300 línguas faladas nos oito países que têm em comum o Português.

Em 2012, acrescentou, estão previstos mais dois, um em Fortaleza (Brasil), subordinado ao tema "O Português na Internet e no Mundo Digital", e outro em Luanda, sobre "O Português nas Organizações Internacionais".

Cada um destes colóquios prepara um documento de recomendações ao IILP e à Conferência de Lisboa e conta com convidados especialistas no tema e membros das Comissões Nacionais do IILP que dão as suas sugestões para a elaboração do documento.

Segundo Gilvan Muller de Oliveira, a escolha de Cabo Verde para a realização do colóquio deve-se à importância que as migrações internacionais e a diáspora têm historicamente para o país, que tem comunidades espalhadas em praticamente todo o mundo, com particular destaque para Portugal, Estados Unidos, Holanda, França, Espanha e Luxemburgo.

O colóquio é dividido em cinco painéis - "Ações Oficiais para o Português nas Diásporas", "A Oferta do Ensino do Português: Práticas Atuais e Perspetivas Envolvendo as Diásporas", "Experiências Nacionais em Língua Portuguesa nas Diásporas", "Práticas Atuais do Português na Ásia" e "O Português como Língua de Herança - Experiências de Diferentes Países".

Além do IILP, que contará com Gilvan Muller de Oliveira e com a presidente do Conselho Científico, Maria Helena Lobo, estarão presentes os ministros cabo-verdianos da Educação, Fernanda Marques, e da Cultura, Mário Lúcio Sousa, bem como a Organização Internacional das Migrações (OIM).

O colóquio contará também com representantes das diferentes diásporas dos "oito" no Congo, África do Sul, Argentina, São Tomé e Príncipe, Gabão, Macau, China, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Estados Unidos (Califórnia).

Sem comentários:

Enviar um comentário