sábado, 29 de outubro de 2011

Guimarães2012: Aprovado "plano estratégico"

O Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães aprovou este sábado o "plano estratégico" para o ano da Capital Europeia da Cultura (CEC) num clima de "grande empenhamento" e com uma "nova energia", segundo o presidente do órgão, Jorge Sampaio.

Reunido no Centro Cultural Vila Flor, o Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, órgão máximo da instituição que tem a cargo a programação cultural da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, aprovou por "unanimidade" o "plano estratégico para 2012".

O ex-presidente da República lembrou que a CEC é um "evento que valoriza Guimarães e o país" que "mobiliza tudo o que é história, economia" do qual "se espera que possa ser o lançamento de coisas significativas".

A CEC tem arranque marcado para dia 21 de Janeiro de 2012 sendo que a programação cultural do evento será conhecida nos próximos dias.


Sobre a programação, o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, em declarações à Lusa levantou o véu sobre o que prevê para a Guimarães 2012:

"Podemos esperar um programa artístico e cultural de excelência internacional ao serviço da cidade e dos seus cidadãos. Novos usos e leituras do espaço público, a par da abertura e qualificação de novos espaços de criação, produção e exibição, estruturantes para o futuro".

O responsável máximo pela programação cultural de Guimarães 2012 esclareceu ainda que foi dada "prioridade" à "programação de proximidade" e à "dimensão internacional" do evento que, explica, "pretende qualificar Guimarães como propulsor de uma nova agenda política europeia para as pequenas e médias cidades".

Recorde-se que esta semana foi conhecido o nome do representante do evento no Luxemburgo: a ilustradora e professora luxemburguesa Andrée Staar.

Sem comentários:

Enviar um comentário