quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alemanha faz buscas a clientes de bancos luxemburgueses

A caça à evasão fiscal continua na Alemanha, com os bancos luxemburgueses na mira da administração fiscal alemã. Na segunda-feira, as Finanças alemãs fizeram buscas em casa de suspeitos com contas no Luxemburgo, incluindo o barão August von Finck, um dos nomes mais conhecidos da aristocracia alemã, noticia o jornal alemão Handelsblatt.

As buscas, conduzidas em Trier, seguem-se à compra de um CD-Rom com nomes de suspeitos de evasão fiscal com contas em bancos luxemburgueses. O CD, que terá custado três milhões de euros, segundo o Financial Times Deutschland, contém os nomes de três mil pessoas que terão feito depósitos no banco HSBC no Luxemburgo para fugir ao pagamento de impostos.

Segundo o sindicato alemão dos colectores de impostos, os dados bancários comprados pela Alemanha poderão permitir a colecta de 800 a 900 milhões de euros, através de processos judiciais ou denúncias voluntárias. E a Alemanha está a estudar a possibilidade de comprar novas listas com nomes de suspeitos de fraude ao fisco, avança o diário Handelsblatt.

Nos últimos anos, a Alemanha lançou uma cruzada contra a evasão fiscal, recorrendo a dados bancários obtidos no Liechtenstein e na Suíça, o que criou tensões com aqueles países. Agora é o Luxemburgo que está na mira das autoridades alemãs.

O Tribunal constitucional alemão já confirmou a legalidade da utilização de dados roubados como forma de identificar quem foge ao fisco.

Foto: JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário