segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Grupo de teatro cabo-verdiano "Juventude em Marcha" brilha no Luxemburgo


O grupo de teatro cabo-verdiano "Juventude em Marcha" esteve no Luxemburgo no domingo, para participar nas comemorações das festas de Nossa Senhora do Livramento e de Nossa Senhora do Rosário.
O grupo apresentou a sua última peça, "A outra face da lei", baseada no livro homónimo de José Maria Ramos, natural de São Nicolau. A peça retrata a violência baseada no género, adaptada ao flagelo que assalta a sociedade cabo-verdiana dentro e fora do país. "Decidi trazer para o teatro esta obra que considero ser de grande qualidade, encenada com base no trabalho que temos vindo a fazer em Cabo Verde", diz um dos elementos da trupe, Jorge Martins.

O grupo nasceu pelas mãos de jovens da ilha de Santo Antão a 25 de Março de 1984, e é constituído por nove elementos; quatro homens, quatro mulheres e uma criança de 11 anos, oriundos de Santo Antão e São Vicente. Segundo Jorge Martins, o grupo nasceu devido ao vazio que sentiam no teatro em Cabo Verde. "Só fazíamos teatro nas igrejas e escolas, sendo o teatro uma arte interessantíssima e importante".

Segundo Jorge Martins, membro do grupo desde o início, os "Juventude em Marcha" retratavam incialmente apenas as vivências sociais da sua ilha, mas hoje contam através das suas encenações as histórias de todas as ilhas de Cabo Verde.
"A cultura é a pedra basilar de uma sociedade, sem a cultura o povo não existe, o povo é oco. Achamos que se a cultura cabo-verdiana tivesse mais apoios e incentivos teria uma palavra a dizer ao mundo inteiro, e o povo teria com certeza vantagens com isso", sublinha Jorge Martins.

Com 27 anos de existência, o grupo conta com 18 peças apresentadas ao público.
Jorge Martins recorda o seu desempenho na primeira representação da trupe, quando deu vida a um idoso de 75 anos, na peça "Problemas de família". O actor tinha na altura apenas 22 anos. "Até hoje as pessoas perguntam-me se fui eu mesmo eu quem representou a personagem, uma vez que era muito jovem e inexperiente".

Aleida Vieira
Fotos: Manuel Dias/Aleida Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário