sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cesária Évora põe termo à carreira

Cesária Évora durante o último concerto que deu
no Luxemburgo, em Novembro de 2009


A cantora cabo-verdiana Cesária Évora pôs hoje termo à sua carreira, disse à Lusa fonte da promotora Tumbao, que representa a artista.

A mesma fonte afirmou que, "apesar da tristeza de Cesária, que não queria abandonar os palcos, por conselho médico vê-se forçada a isso".

Os concertos que a cantora tinha agendado para as próximas semanas, referiu a mesma fonte, ficam todos cancelados.

Cesária Évora, que fez 70 anos a 27 de Agosto, chegou há alguns dias a Paris "num estado debilitado", tendo os médicos que a seguem naquela cidade "imposto que anulasse a próxima digressão".

A cantora decidiu, em acordo com o seu produtor e manager José Da Silva, "que iria pôr termo definitivamente à sua carreira".

Natural do Mindelo, onde nasceu a 27 de Agosto de 1941, Cesária Évora é considerada a "embaixadora da morna", música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, tendo já editado 24 discos, entre originais, ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.

A 10 de Maio do ano passado, Cesária Évora foi submetida a uma cirurgia de urgência ao coração, em França, onde permaneceu um mês em recuperação.

A 16 de Junho desse ano, a cantora regressou a Cabo Verde e à cidade onde nasceu para "descansar" e para que os cabo-verdianos vissem que estava bem, disse na altura. Pouco tempo depois, tornaria a cantar com os seus músicos habituais e a preparar um novo disco de originais. B. Leza [Francisco Xavier da Cruz] e Manuel de Novas, compositores cabo-verdianos já falecidos, são os autores dos temas já gravados, assim como Teófilo Chantre, com quem Cesária Évora gravou um dueto no seu último registo discográfico, um álbum de duetos. Os arranjos musicais são de Fernando Andrade.

E apesar de este trabalho não ter data certa para sair, deverá ser lançado "talvez em 2012", referiu a cantora em declarações à Lusa no mês passado.

Foto: Jorge Rodrigues / CONTACTO

Sem comentários:

Enviar um comentário