sábado, 23 de julho de 2011

Esch/Alzette: Festa na Escola do Brill fez a alegria de pais e alunos portugueses

Durante uma tarde, a Escola do Brill, em Esch-sur-Alzette, conseguiu juntar alunos, pais e professores num ambiente verdadeiramente multicultural.

Crianças dos segundos, terceiros e quarto ciclos (antigo 6° ano) participaram a 14 de Julho em várias actividades cheias de cor e animação. A alegria dos alunos, muitos deles de origem portuguesa, era bem visível, graças aos ateliers de dança, música, torneios de futebol e outros jogos que fizeram a delícia dos mais pequenos, mas também dos pais e do corpo docente. Para todos, havia churrasco e bebidas frescas.

Este é o terceiro ano consecutivo que esta festa é organizada numa escola que, segundo o professor Joaquim Prazeres, "acaba por ser um modelo escolar de futuro na via intercultural, pois o ensino integrado está bem implementado no currículo normal, além de outras vertentes que fazem desta escola um modelo a seguir".

A Escola do Brill, dirigida por Georges Ney, conta com mais de 300 alunos de origem portuguesa, além de muitas outras nacionalidades. Esta festa anual, inserida no projecto da Escola do Brill, acaba por ser um exemplo real do caminho a seguir, a nível escolar, num país onde as diferenças culturais abundam.

Texto e foto: Gualter Veríssimo

Sem comentários:

Enviar um comentário