sexta-feira, 10 de junho de 2011

Três dias de festa de arromba para festejar 10 de Junho, a partir de hoje e até domingo

Um festival de artistas, folclore, gastronomia portuguesa e um ícone do futebol marcam os festejos deste ano do Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) para as tradicionais celebrações no Grão-Ducado do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Hoje, sexta-feira, dia 10, a festa começa às 19h, na place Guillaume (Knuedler), na cidade do Luxemburgo, com animação musical assegurada pelo grupo Nova Era.

A abertura oficial dá-se meia hora mais tarde com a Banda Filarmónica luxemburguesa "Tramsmusek" e com a interpretação dos hinos nacionais do Luxemburgo e de Portugal. Depois disso, actuam o rancho da Mocidade Portuguesa e Os Amigos das Concertinas e as artistas Cristel e Cristina Araújo, vindas de Portugal. Pelas 21h30, os festejos contam ainda com uma presença de peso que vai com certeza atrair os adeptos do desporto-rei ao coração da capital: o ex-futebolista Pauleta, convidado do CASA, vai prestar-se a uma sessão de autógrafos com os seus fãs.

No sábado, a festa desloca-se até ao parque de Kockelscheuer, a partir das 19h. O serão vai, mais uma vez, ser abrilhantado pelos Nova Era, seguindo-se as actuações dos grupos de dança Love Dance, Estrelas Lusas e Sexto Sentido. Ao palco sobem depois Bélito Campos e Toi Domingos, vindos também de Portugal.

No terceiro dia de festejos, a festa começa em Kockelscheuer às 10h da manhã e, mercê do feriado da Segunda-feira de Pentecostes (13 de Junho), prolonga-se até à 1h da manhã. Os Nova Era abrem o dia e a partir das 11h30 é possível almoçar no local, com o habitual churrasco e pratos portugueses.

A partir das 14h, o folclore estará em destaque e vão suceder-se em palco vários ranchos: Estrelas do Minho, Tricanas de Differdange, Luso Luxemburguês, Aldeias de Portugal, Regional Terras da Maia, Rancho da Nazaré, além do Grupo de Cantares de Gilsdorf e dos Amigos das Concertinas. Nessa tarde actua ainda um grupo que vai mostrar as músicas e danças de Angola e da Guiné-Bissau.

A noite de domingo e os três dias de festa de arromba encerram com o cantor Luís Manuel, ex-emigrante no Luxemburgo e presença assídua das festas da comunidade, que o conhece bem, pois aqui fundou em 1979 o mítico grupo de baile Os Apolos, hoje já extinto.

No domingo e em paralelo com a festa, haverá um concurso de pesca, atletismo e jogos para os mais pequenos. Para mais informações, tel. 621 152 104 (José Trindade), 621 291 845 e/ou 43 27 49 (ou pelo e-mail: infocasa@pt.lu ).

JLC

Sem comentários:

Enviar um comentário