domingo, 19 de junho de 2011

"Indignados", protestos hoje em Madrid, Lisboa, Porto... e no Luxemburgo

Os jovens do movimento espontâneo inspirado na "acampada" espanhola vão realizar hoje uma manifestação, em Lisboa e no Porto, para passarem a mensagem de que é necessária uma democracia melhor.

A última iniciativa ocorreu a 28 de Maio, com uma manifestação entre a Avenida da Liberdade e o Rossio, em Lisboa, sob o lema "Democracia Verdadeira, Já".

A "acampada", que contesta o atual sistema político, inspirou-se nos contestatários em Espanha que criticam, nomeadamente, o desemprego.

Para esta manifestação de hoje os participantes não esperam qualquer violência policial. "Mas também não a esperávamos da primeira vez", dizem.

A manifestação portuguesa inspirou-se no movimento internacional, que chegou a realizar "acampadas" em cerca de 800 cidades no mundo.

A situação concreta de alteração política no executivo português não muda nada nos propósitos dos jovens participantes, explicou à agência Lusa Nuno, um dos participantes.

"Não altera nada porque a democracia que se vive em Portugal não é recente", diz.

Segundo aquele ativista, o objetivo é "estimular o debate público sobre política".

Os jovens defendem "uma cidadania mais ativa" e pretendem com estas iniciativas apelar aos cidadãos para participarem mais.

Os jovens dizem-se "desgostosos com o sistema atual" e defendem que "uma democracia mais verdadeira é possível".

A comparação com os protestos em Espanha não podem fazer-se, diz Nuno, porque a situação dos dois países é muito diferente: "Por estarmos a trabalhar reduz-nos a disponibilidade de participação, enquanto em Espanha, com 40% de desemprego nos jovens abaixo dos 25 anos, é diferente, nós felizmente não estamos tão mal".

Revolta juvenil chega ao Luxemburgo

Solidários com o movimento dos "Indignados" em Espanha, um grupo de jovens do Luxemburgo convocou uma manifestação para este domingo, na place d'Armes, na cidade do Luxemburgo. O protesto arranca a partir das 19h.

Sem comentários:

Enviar um comentário