terça-feira, 21 de junho de 2011

Cimeira da UE está a ser preparada no Luxemburgo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE estão desde ontem no Luxemburgo para preparar a cimeira de líderes europeus de quinta e sexta-feira em Bruxelas.

Com o Conselho Europeu no horizonte, os chefes de diplomacia vão concentrar-se na agenda do encontro, que será dominado por três temas: política económica, migração e processo de adesão da Croácia.

Ontem, no primeiro dia de trabalhos, os ministros dos 27 concentraram-se em assuntos de política externa, com destaque para a vizinhança a sul, à luz dos mais recentes acontecimentos na Síria, Líbia e Iémen.

Hoje, terça-feira, os chefes de diplomacia vão ultimar os preparativos para a cimeira de Bruxelas, que assinala a estreia na "alta-roda" europeia do novo primeiro-ministro português, Passos Coelho.

Como a reunião do Luxemburgo acontece em pleno período de transição entre o governo cessante e o futuro executivo, que toma posse hoje, Portugal não está representado por membros do executivo.

A delegação lusa é encabeçada pelo embaixador português junto da UE, Manuel Lobo Antunes, tanto no encontro de ministros dos Negócios Estrangeiros como na reunião de ministros das Finanças, que decorreu domingo e segunda-feira também na capital luxemburguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário