terça-feira, 31 de maio de 2011

Desemprego em Portugal atingiu novo máximo histórico de 12,6 por cento

A taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 12,6 por cento em abril, igual valor ao registado em março, indicou hoje o gabinete de estatística das comunidades europeias, o Eurostat.

De acordo com os dados hoje divulgados, o desemprego supera os 12 por cento desde o mês de janeiro, quando atingiu os 12,2 por cento, subindo para os 12,5 por cento em fevereiro e mantendo-se nos 12,6 por cento em março e abril.

O salto dos 11,2 por cento em dezembro para os 12,2 por cento em janeiro justifica-se pelas alterações ao método de recolha de informação operadas pelo Instituto Nacional de Estatística, que passou a fazer o inquérito por telefone a partir da segunda consulta às pessoas escolhidas na amostra, desde que estas aceitem responder por telefone.

O inquérito em si também sofreu algumas alterações, com o INE a justificar estas mudanças com uma queda progressiva na taxa de resposta no inquérito ao emprego e a mudança para métodos utilizados por países estatisticamente desenvolvidos.

Este valor afeta a taxa mensal de desemprego do Eurostat, porque esta é calculada com uma fórmula própria mas com recurso aos dados do inquérito ao emprego do INE (que publica dados trimestrais) e do número de desempregados inscritos pelo IEFP.

O Eurostat alerta ainda que, devido a estas alterações, a comparação com os dados anteriores a janeiro é possível mas limitada.

O Eurostat indica ainda que a taxa de desemprego entre os jovens com menos de 25 anos em Portugal foi de 27,4 por cento em abril, uma ligeira melhoria face aos 27,8 por cento registados em março.

A taxa desemprego é ainda mais alta nas mulheres, 12,9 por cento em abril (igual valor em fevereiro e março), sendo nos homens de 12,3 por cento.

No conjunto dos 17 países da Zona Euro a taxa de desemprego fixou-se nos 9,9 por cento em abril, igual valor ao registado em fevereiro e março, melhorando ligeiramente para o conjunto dos 27 países da União europeia, de 9,5 por cento (desde dezembro até março) para 9,4 por cento em abril.

Dos 21 países que o Eurostat publica dados mensais da taxa de desemprego em abril, Portugal situa-se como o quarto país com a maior taxa de desemprego, atrás apenas da Espanha (20,7 por cento), da Irlanda (14,7 por cento) e da Eslováquia (13,9 por cento).

Foto: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário