segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alemanha: Governo anuncia abandono do nuclear até 2022

A Alemanha vai fechar os últimos reatores nucleares em 2022, tornando-se na primeira potência industrial a renunciar à energia atómica, anunciou hoje o ministro do ambiente daquele país.

A grande maioria dos 17 reatores alemães vai encerrar até ao final de 2011, e os três mais recentes estarão em funcionamento no máximo até 2022, precisou o ministro Norbert Röttgen, que qualificou a decisão de “irreversível”, à saída da reunião de negociação, no âmbito da coligação governamental, com a chanceler Angela Merkel.

Dos 17 reatores nucleares ativos no território alemão, oito já não produzem eletricidade e não serão reativados, adiantou o ministro.

A Alemanha deve encontrar forma, até ao final de 2022, de cobrir 22 por cento das suas necessidades de eletricidade atualmente cobertas pelas centrais nucleares.

A meta de 2022 para o encerramento permanente dos 17 reatores nucleares alemães é quase um regresso ao calendário definido no início de 2000 pela coligação dos Verdes com os Sociais-democratas.

A chanceler alemã, tinha votado no final de 2010 um prolongamento de 12 anos da exploração dos reatores do país, contra a opinião pública alemã, causando um sentimento anti-nuclear no país.

Mas depois do acidente nuclear da central de Fukushima, no nordeste do Japão, em março, Merkel parou imediatamente as centrais mais velhas da Alemanha e lançou o debate sobre o abandono da energia nuclear, que deverá conduzir a uma decisão formal na reunião do Conselho de Ministros de 06 de junho.

A 23 de março, a chanceler chegou mesmo a dizer que "quanto mais cedo sairmos da energia atómica, melhor".

Os últimos resultados eleitorais na Alemanha, em que a CDU perdeu terreno para os Verdes, também contribuíram para a mudança de discurso por parte de Merkel.

Sem comentários:

Enviar um comentário