sexta-feira, 22 de abril de 2011

Luxemburgo: Liberais querem polítíca de emprego proactiva

O Partido Democrático (DP) diz-se preocupado com os números do desemprego no Luxemburgo e sugere algumas alterações na programada transformação da Administração do Emprego (ADEM) em "Agência para o Desenvolvimento do Emprego".

Primeiro, os liberais não concordam com o futuro nome da ADEM, pois "o nome induz em erro" e deixa pensar que "esta vai criar emprego", o que não será o caso. O DP diz que preferia que a ADEM fosse antes "uma agência de formação contínua".

O DP defende também formações específicas para cada um dos "placeurs", os funcionários da ADEM responsáveis pelos dossiês dos desempregados, além de um atendimento mais personalizado e uma melhor orientação profissional para cada inscrito.

O DP propõe ainda uma colaboração mais estreita e reforçada entre as empresas e a ADEM.

Para combater o desemprego dos jovens, o DP é lapidar: o sistema de ensino tem que mudar.

Os liberais preconizam, entre outras medidas, mais apoio aos alunos para fazer baixar drasticamente os números do abandono escolar e uma melhor orientação profissional directamente no seio do ensino secundário.

No Luxemburgo, o desemprego atinge actualmente aos 6,3 por cento e o desemprego jovem chega mesmo a uns preocupantes 17,6%.

Sem comentários:

Enviar um comentário