sábado, 26 de fevereiro de 2011

Livro revela episódios da diplomacia portuguesa no Luxemburgo


Não, não é mais uma revelação do Wikileaks, mas promete fazer ondas na diplomacia portuguesa. O antigo director do Instituto Camões no Luxemburgo lançou esta semana em Portugal um livro de ficção que satiriza a vida na Embaixada portuguesa no Grão-Ducado.

"Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência", avisa-se na capa do livro "Um Adido Cultural no Luxemburgo", lançado esta semana por Luís Mascarenhas Gaivão. Mas há muitas coincidências entre a história do antigo adido cultural de Portugal no Luxemburgo, que foi director do Instituto Camões até 2006, e o adido cultural Acácio Serrão, a personagem principal do romance. Para começar, são ambos vítimas de Freitas do Amaral, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros que exonerou metade dos conselheiros e adidos culturais.

Narrado por um funcionário da CGD do Luxemburgo, o romance, a que o Point 24 português teve acesso, é uma sátira à diplomacia portuguesa "made in Luxembourg". O livro, das edições Guerra & Paz, já está à venda em Portugal, e pode ser adquirido no site da editora, onde é destaque da semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário