quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saúde: Médicos são os profissionais com maior longevidade

Os médicos são o grupo profissional com maior longevidade e dos que mais horas trabalham, com uma média de 56 horas por semana, revela um estudo sobre a saúde dos clínicos portugueses a divulgar na sexta-feira.

Da autoria do especialista em medicina do trabalho Álvaro Durão, o estudo, cujos resultados preliminares vão ser divulgados na sexta-feira no seminário “A Saúde dos Médicos e de Outros Profissionais de Saúde”, resultou de um inquérito enviado a 35.800 clínicos inscritos na Ordem dos Médicos, tendo sido validados cerca de 10 por cento das respostas.

Segundo o estudo, um terço dos médicos portugueses tem entre 45 e 54 anos, 25 por cento entre 55 e 64 anos, 16 por cento têm menos de 35 anos, um número que está a crescer, 10 por cento entre 35 e 44 anos e cinco por cento têm mais de 65 anos.

Falando sobre a saúde dos médicos em geral, Álvaro Durão disse à agência Lusa que são “o grupo profissional que tem maior longevidade”.

“Alguns autores sugerem que é porque têm estilos de vida e comportamentos mais saudáveis. Eu ponho outra hipótese: no fim da vida ou quando estão doentes têm maior atenção na doença”, adiantou o antigo coordenador do Programa da Saúde dos Trabalhadores da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, como têm uma cultura de ensinar a viver e tratar os doentes, sofrem do "doctor syndrome", pensam que estão imunes à doença e sentem-se acima de qualquer risco, mas sobretudo nos riscos sociais, adiantou o especialista.

O estudo indica ainda que os médicos portugueses são dos grupos que mais trabalham. “Em média trabalham 56 horas por semana e além disso têm de estudar”, o que pode ter implicações na sua saúde, disse Álvaro Durão.

A maior fonte de receita dos médicos portugueses advém do salário auferido no Serviço Nacional de Saúde ou no sector privado, ao contrário de profissionais de outros países, como o Canadá, onde mais de 70 por cento afirma que os rendimentos são provenientes da “clínica livre”.

Outros resultados do estudo indicam que mais de 90 por cento dos profissionais estão satisfeitos com a sua profissão, ao contrário da população em geral.

O seminário “Saúde dos Médicos e de Outros Profissionais de Saúde” é organizado pelo Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Foto: Shutterstock

Sem comentários:

Enviar um comentário