segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Empresários portugueses organizam missão económica ao Luxemburgo

O AICEP e a Câmara de Comércio do Luxemburgo estão a organizar a vinda de uma missão empresarial portuguesa ao Luxemburgo que deverá realizar-se a 28 de Abril ou a 4 de Maio.

O encontro decorrerá apenas durante um dia e o objectivo é a exploração de novas oportunidades de negócios entre os empresários dos dois países.

A delegação empresarial portuguesa deverá ser composta por 30 a 35 empresários, sobretudo de PME's ligadas aos sectores das energias renováveis, tecnologias de informação, logística e da área financeira.

Contactada pelo CONTACTO, a Embaixada de Portugal no Luxemburgo confirma a preparação do encontro. José Pessanha Viegas explicou ao CONTACTO que a ideia desta missão empresarial "nasceu depois da viagem do casal grão-ducal a Lisboa, em Setembro do ano passado, e é fruto do seminário económico que na altura decorreu".

Segundo a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa, o Luxemburgo foi o principal investidor directo estrangeiro em Portugal (IDE) de Janeiro a Outubro de 2010. Citando os dados do Banco de Portugal, a CCILL diz que 74,2% do total do IDE líquido em Portugal pertence ao Luxemburgo. Portugal apenas investiu no Luxemburgo 20,6% do total de investimentos feitos por empresários portugueses no estrangeiro. A missão económica portuguesa que se desloca ao Luxemburgo poderia alterar estes dados e equilibrar as contas para o lado português, mas a verdade é que os luxemburgueses não se mostram muito interessados nos sectores tradicionais portugueses: o calçado, os móveis, os moldes e os têxteis. A praça financeira luxemburguesa continua a querer captar a maior parte dos investimentos no país.

Domingos Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário