quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Arte: Colecção de Dennis Hopper leiloada por 3,427 milhões de dólares

A coleção particular de arte do falecido actor norte-americano Dennis Hopper foi leiloada por 3,427 milhões de dólares (2,656 milhões de euros), com dois quadros de Andy Warhol a receberem as maiores ofertas, anunciou hoje a leiloeira Christie´s.

De acordo com a leiloeira, no leilão em Nova Iorque foi atingido um recorde mundial por uma única das gravuras feitas por Warhol do líder chinês Mao Tse-Tung (na foto) – 302,5 mil dólares (234,5 mil euros), mais de dez vezes o valor estimado.

Datada de 1972, esta gravura, em tons de azul e verde, contém duas perfurações causadas por tiros disparados por Hopper.

O actor chegou a mostrar a Warhol o que tinha feito - "ao confundir o retrato na sua parede com o próprio Mao" – e ambos concordaram em considerar o trabalho como uma colaboração artística.

O pintor desenhou círculos em torno dos furos, e fez duas inscrições: "tiro de advertência”, no buraco ao lado do ombro direito de Mao, e “buraco da bala”, na perfuração sobre a sobrancelha esquerda do líder chinês.

“Os clientes não são apenas atraídos pela arte; ficam intrigados pelas histórias por detrás das obras. (…) a gravura de Mao com buracos de bala infligidas pelo próprio ícone de Hollywood, foi o principal lote”, disse após o leilão Cathy Elkies, diretora de Coleções Icónicas da Christie´s.

Com uma estimativa de licitação em torno de 20 mil dólares, a obra foi comprada por um privado norte-americano.

Conhecido pelo seu temperamento irascível, Dennis Hopper morreu no ano passado, aos 74 anos de idade.

No leilão de hoje foi vendida outra obra de Warhol, uma gravura de Marylin Monroe, comprada por um privado asiático por 206,5 mil dólares, quatro vezes o preço mínimo de licitação.

Foram ainda vendidas obras de Bruce Conner, Theodoros Stamos, Charles Arnoldi, Wallace Berman, Edward Ruscha, entre outros.

Dois museus da Califórnia adquiriram obras da coleção: o Museu de Arte Contemporânea de San Diego (“Car Show” de John Valadez) e o Hammer Museum de Los Angeles (“The Scene That Is God´s Mouth”, de Llyn Foulke).

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário