segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Timor diz-se pronto a comprar parte da dívida portuguesa, mas depende das propostas de Lisboa

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, reiterou hoje que o seu país pode adquirir dívida portuguesa, na estratégia de diversificação das aplicações do Fundo Petrolífero, mas advertiu que Portugal tem de avançar com propostas.

“Se Portugal estiver interessado nisso, os detalhes terão que ser discutidos muito antes da vinda do primeiro ministro José Sócrates, que penso ser em janeiro, para permitir ao governo timorense estudar o dossiê”, disse.

Ramos-Horta falava à chegada a Díli, de regresso do Fórum Macau entre a China e os países da CPLP, e adiantou que “o Governo (liderado por Xanana Gusmão) já começou o processo de diversificação das aplicações do Fundo Petrolífero, nos 10 por cento que a lei permite diversificar, além das obrigações do tesouro americano”.

A possibilidade da compra da dívida portuguesa, no âmbito desse processo, é defendida por Ramos-Horta por considerar que não é um investimento arriscado para Timor-Leste e pode ter um retorno “bastante elevado”.

“Portugal não nos abordou nesta questão mas se o primeiro ministro José Sócrates quando vier a Timor, que penso ser em janeiro, colocar essa questão será bem recebida.

Foto: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário