terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tecnologia: Facebook anuncia serviço que harmoniza todo o tipo de comunicações online mas que é mais do que um e-mail

A rede social do Facebook anunciou ontem um novo sistema de e-mail que pretende harmonizar vários tipos de comunicações, como sms, e-mails e chats de conversação, através de endereços de e-mail facebook.com.

O fundador e diretor geral do Facebook, Mark Zuckerberg, explicou que o novo sistema permite “conter as mensagens enviadas de todas as diferentes formas através das quais as pessoas comunicam”.

“O e-mail é uma das formas através da qual as pessoas vão utilizar este sistema”, disse, sublinhando que há outras possibilidades. Este serviço, disse, permite ter um destino único para todas as comunicações eletrónicas, sejam elas quais forem.

Numa conferência em São Francisco, onde foi hoje apresentado o novo serviço do Facebook, o "Project Titan", Mark Zuckerberg disse ainda que “é verdade que as pessoas poderão ter endereços de e-mail @facebook.com”, mas sublinhou que “não é só um e-mail”.

O fundador do Facebook considera que os jovens de hoje estão a afastar-se de e-mails que consideram ser demasiado lentos ou formais. Zuckerberg disse que tal como os estudantes universitários estão cada vez mais a optar pelas mensagens instantâneas mais curtas e mais rápidas, mais pessoas vão começar a usar os chats imediatos, porque é mais fácil, mais divertido e mais útil.

Embora o e-mail seja ainda uma forma primária de comunicar dirigida a pessoas mais velhas, estudos recentes sugerem que os mais jovens preferem outras formas de comunicar.

As mensagens de texto ultrapassaram o contacto cara a cara, o e-mail, as chamadas telefónicas e as mensagens instantâneas como uma forma primária de comunicação entre os jovens norte-americanos, de acordo com um inquérito do Pew Internet & American Life Project.

O e-mail é o método menos utilizado: apenas 11 por cento dos jovens disseram que o usam todos os dias para interagir com os amigos. Por outro lado, 54 por cento dizem recorrer diariamente às mensagens de texto e 30 por cento afirmam usar telefones fixos.

Mark Zuckerberg rejeitou a ideia que tem sido divulgada na imprensa e na blogosfera de que o "Project Titan" pretende ser um "assassino do Gmail", o correio eletrónico da Google.

“Não é um assassino do e-mail”, disse, garantindo que não prevê que os cibernautas encerrem as suas contas de e-mail no Yahoo! ou no Google para utilizarem apenas o sistema promovido pelo Facebook.

O sistema está a ser implementado progressivamente desde de ontem.

Sem comentários:

Enviar um comentário