terça-feira, 28 de setembro de 2010

Portugal: Cavaco recebe partidos a pensar na eventual demissão do Governo, se Orçamento de Estado for chumbado

A deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia adiantou hoje que a motivação do Presidente da República para ouvir os partidos decorre das declarações do ministro da Presidência sobre a hipótese de demissão do Governo com a inviabilização do Orçamento de Estado (OE) para 2011.

“O Presidente da República quis ouvir os partidos sobre uma eventual crise política que se possa abrir no país e quis saber qual a postura em concreto sobre o próximo Orçamento de Estado”, afirmou Heloísa Apólonia, em declarações aos jornalistas após um encontro com o Presidente da República.

Segundo a deputada do partido ecologista Os Verdes o chefe de Estado quer ouvir os partidos sobre a situação que se vive no país a nível económico e a nível social, mas o encontro com as diversas forças políticas decorre também das declarações do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

“Julgamos que o senhor Presidente da República deixou claro que a motivação desta reunião decorreu também das declarações públicas do senhor ministro da Presidência relativamente a uma hipótese de demissão em torno de uma eventual inviabilização do próximo Orçamento de Estado, afirmações corroboradas pelo senhor primeiro ministro posteriormente”, acrescentou.

PCP diz que não está interessado numa crise política, mas acusa Governo de fazer "chantagem"


O secretário-geral do PCP garantiu hoje que o partido não está interessado numa crise política, mas acusou o Governo de estar a fazer “uma ameaça e uma chantagem” em torno da viabilização do OE.

À saída de uma audiência com Cavaco Silva e interrogado sobre a possibilidade de o Governo se demitir caso o OE seja 'chumbado' no Parlamento, Jerónimo de Sousa desdramatizou a questão, considerando que a aparente crise política “vai ser ultrapassado por um entendimento à direita”.

Questionado sobre a disponibilidade dos comunistas para negociar o OE, o secretário-geral do PCP assegurou que o partido irá apresentar propostas durante a discussão do documento, nomeadamente no plano fiscal, mas lembrou que foi o PS que procurou apenas negociar com um único partido.

Amanhã, Cavaco recebe PP, PSD e PS

O Presidente da República começou esta manhã a ouvir os partidos com representação parlamentar sobre a situação económica, política e social do país, numa altura em que faltam menos de duas semanas para a apresentação do Orçamento de Estado para 2011.

Para hoje estavam agendados encontros com Os Verdes, PCP e Bloco de Esquerda.

Amanhã de manhã, quarta-feira, Cavaco Silva terá audiências com o CDS-PP, PSD e PS.

Sem comentários:

Enviar um comentário