terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nova Iorque/ONU: O apelo de Ban Ki-moon

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon apelou segunda-feira aos líderes mundiais reunidos em Nova Iorque para utilizarem o seu poder para garantir a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (OMD), e assim ajudar os mais pobres do mundo.

Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo iniciaram ontem uma reunião de três dias na sede da ONU, em Nova Iorque, para renovar e acelerar a promessa que fizeram na cimeira do Milénio, onde foram estabelecidos os ODM, cujo principal componente é reduzir a pobreza extrema no mundo para metade até 2015.

Na abertura da conferência, o secretário-geral da ONU destacou que, apesar dos reveses provocados pela crise económica e financeira internacional na percussão dos OMD, estes ainda "são realizáveis".

"O relógio está a correr e ainda há muito a fazer. Temos de enviar uma poderosa mensagem de esperança" e cumprir "a nossa promessa", destacou Ki-moon.

"Temos de alcançar os Objectivos do Milénio. Queremos alcançá-los. E podemos alcançá-los", afirmou, por sua vez, o presidente da 65a Assembleia Geral das Nações Unidas, o suíço Joseph Deiss, que também discursou na abertura do encontro.

A Declaração do Milénio foi assinada no ano 2000 por chefes de Estado e de Governo de 189 países, que se comprometeram a lutar contra a pobreza e fome, a desigualdade de género, a degradação ambiental e o vírus do VIH/SIDA. Assumiram ainda o compromisso de melhorar o acesso à educação, a cuidados de saúde e a água potável.

1 comentário:

  1. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderEliminar