terça-feira, 28 de setembro de 2010

Luxemburgo: Guia prático "Just Arrived" já chegou

Um guia prático que ajuda os que acabam de chegar à capital a adaptar-se à vida de todos os dias – "Just Arrived" – acaba de ser editado pela comuna do Luxemburgo. Trata-se da quinta edição deste guia, distribuído gratuitamente pelo Bierger Center e pelas empresas.

O guia, editado desde 2005, é pela primeira vez, este ano, financiado pela comuna. Para o burgomestre Paul Helminger, "não é de espantar que a Ville de Luxembourg se associe a este projecto". "A capital caracteriza-se pela mobilidade, todos os anos cerca de 10 mil pessoas fazem aqui escala ou instalam-se", explicou na conferência de imprensa de apresentação desta quinta edição do "Just Arrived".

Este guia é uma recolha de aspectos práticos da vida na capital. "O nosso objectivo é facilitar a adaptação das pessoas ao Luxemburgo", explica Pia Béraud-Sudreau, uma das autoras do guia. "Quando as pessoas chegam sentem-se um pouco perdidas e em algumas páginas nós damos não só informações sobre os passos administrativos a dar mas também sobre os locais onde podem encontrar o que necessitam para se instalarem".

Nas 410 páginas deste guia, pode encontrar-se informação muito variada, por exemplo sobre educação e compras, reparações e actividades desportivas, locais de diversão nocturna e escapadas de fim-de-semana.

O guia tem uma tiragem de 15 mil exemplares, dos quais 10 mil serão distribuídos pelo Bierger Center no momento da inscrição dos novos residentes. Os restantes 5 mil vão para empresas privadas, que poderão assim distribuí-los pelos seus novos empregados.

O guia pode também ser consultado no sítio internet da capital www.vdl.lu ou no site www.justarrived.lu

Foto: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário