quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Senadora belga critica Luxemburgo devido às restrições dos abonos para os fronteiriços

A senadora belga Dominique Tilmans (na foto) instou ontem o Governo do seu país a colocar na agenda europeia as restrições dos abonos de família aos trabalhadores fronteiriços por parte do Governo luxemburguês.

A ministra do Emprego da Bélgica, Joëlle Milquet, vai presidir nos próximos quatro meses o Conselho do Emprego da União Europeia. Dominique Tilmans quer aproveitar a ocasião para incitar o Luxemburgo a mudar de posição.

"As decisões tomadas pelo Grão-Ducado e os seus efeitos colaterais irão levar à existência de duas categorias de trabalhadores com direitos sociais distintos seguindo o critério do local de residência", escreve a senadora de centro-direita num comunicado.

Recorde-se que está prevista uma grande manifestação organizada pelos sindicatos OGB-L e LCGB a 16 de Setembro, às 17h, na place Clairefontaine, na cidade do Luxemburgo, para protestar contra o novo sistema de bolsas para o ensino superior que deixa de fora os filhos dos trabalhadores fronteiriços.

Paralelamente, desaparece o abono adicional por cada criança ("boni pour enfant") e a dedução fiscal sobre os custos de deslocação vai ser reduzida para metade.

Foto: Léonard Bovy

Sem comentários:

Enviar um comentário