sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Paquistão: Novas inundações fazem um milhão de deslocados nas últimas 48 horas

Pelo menos um milhão de pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas durante as últimas 48 horas devido a novas inundações no sul do Paquistão, segundo as estimativas hoje avançadas pelas Nações Unidas.

“Um desastre que já era enorme continua a piorar e por isso precisamos de uma resposta ainda maior. A magnitude desta crise está a alcançar níveis que vão além dos nossos receios iniciais”, alertou o organismo internacional.

A população mais afetada está agora concentrada na área que abrange os distritos de Qambar-Shahadkot e de Thatta até à província de Sindh (sul), onde os diques, canais e muros de proteção não estão a aguentar o caudal do rio Indo.

Por exemplo, a cidade de Thatta, onde residem cerca de 300 mil habitantes, foi hoje evacuada devido às chuvas torrenciais, que continuam a afetar a região.

“Demos ordens na quinta-feira à noite à população de Thatta para ir para zonas mais seguras porque as chuvas abriram uma fenda no dique principal que protege a cidade de Faqir Jogoth”, a alguns quilómetros a este de Thatta, explicou, em declarações à agência AFP, Manzoor Sheikh, responsável pelos serviços administrativos locais.

Hoje de manhã, as águas irromperam pela fenda, com uma largura de cerca de 20 metros, e inundaram plantações de algodão e de cana-de-açúcar, testemunhou um jornalista da AFP em Faqir Jogoth.

Vários milhares de pessoas deixaram a cidade em direção ao oeste e à localidade de Makli, a cinco quilómetros de Thatta, onde está instalado um campo de refugiados no alto de uma colina.

As inundações, as piores dos últimos 80 anos no território paquistanês, já fizeram pelo menos 1.600 vítimas mortais desde o fim do mês de junho e afetaram entre 15,5 a 20 milhões de pessoas.

Mais de oito milhões de pessoas, incluindo cinco milhões de desalojados, precisam de uma ajuda de urgência, segundo as Nações Unidas.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário