terça-feira, 24 de agosto de 2010

Investidor luxemburguês quer transformar aeródromo de Bitburgo num aeroporto internacional

O homem de negócios luxemburguês, Franck Lamparski, quer investir 400 milhões de euros no aeródromo de Bitburgo (Alemanha) e transformá-lo num aeroporto internacional no espaço de quinze anos.

Franck Lamparski tornou-se em poucos meses o principal accionista do aeródromo situado a cerca de 20 quilómetros de Echternach e que já funcionou como aerogare militar americana.

A partir de 2011, o local deverá acolher pequenos aviões de carga que vão comercializar com os países do Leste, revelou Lamparski ao diário alemão, Trierischer Volksfreund, no domingo.

Já o transporte de passageiros só deverá ser realidade com a chegada de uma ou mais companhias aéreas de baixo custo e o lançamento de voos charter, prevê o luxemburguês.

Além disso, o aeroporto irá receber jatos particulares utilizados por homens de negócios já partir do próximo ano, acrescenta Franck Lamparski.

Entretanto, muitos não acreditam na viabilidade do projecto face à larga oferta de aeroportos que actualmente existe na Grande Região, nomeadamente, as aerogares da cidade do Luxemburgo, de Frankfurt-Hahn (Alemanha), de Charleroi (Bélgica), de Saarbrücken e de Zweibrücken (ambos na Alemanha), e face aos desafios em termos de estruturas e de organização que o projecto acarreta.

Até aqui, o aeródromo de Bitburgo tem servido de área de jogos para pilotos amadores vindos maioritariamente do Luxemburgo. O próprio clube luxemburguês de aviação, Aéro-Sport, transferiu a maior parte das suas aulas práticas do Findel para Bitburgo.

Além disso, o tradicional "Luxembourg Airshow" (festival aéreo) tem-se realizado desde há quatros anos na antiga aerogare militar de Bitburgo. No passado mês de Junho, o evento atraiu 15 mil pessoas.

Foto: Andreas Holpert

Sem comentários:

Enviar um comentário