quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Eurobarómetro: Europeus querem governo económico mais forte

Cerca de 75% dos cidadãos das União Europeia (UE) consideram que uma melhor coordenação das políticas económicas e financeiras entre os Estados membros ajudaria a combater a crise.

De acordo com uma sondagem realizada pela UE, no seu "Eurobarómetro da Primavera de 2010", 72% dos inquiridos querem melhor fiscalização dos grandes grupos financeiros internacionais e, em média, os europeus acreditam mais na UE como a mais capaz para tomar medidas contra os efeitos da crise.

Quanto às medidas para cortar os números do défice e da dívida pública em cada um dos seus países, em média 74% dos europeus acreditam que estas não podem ser adiadas.

Entre os mais optimistas estãos os cidadãos residentes no Luxemburgo: 81% deseja um governo económico europeu mais forte, contra 75% no ano passado. Os belgas e os alemães são ainda mais exigentes, 87% e 85%, respectivamente.

A opinião dos cidadãos portugueses, embora num modo geral esteja em linha com a da média europeia, não é, no entanto, tão optimista.

Quanto ao efeito da coordenação dos países em termos de políticas económicas, em que a média é de 75%, cerca de 62% dos portugueses acreditam que esta pode ajudar a melhor enfrentar os efeitos da crise, sendo o segundo país menos otimista em 27, apenas ultrapassado pelo Reino Unido, com 60%.

Sem comentários:

Enviar um comentário