terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conjuntura: Europa arrisca nova recessão devido a vaga de austeridade - Stiglitz

O Prémio Nobel da economia, Joseph Stiglitz, considera que a economia europeia se arrisca a entrar de novo em recessão devido aos cortes na despesa que os governos estão a realizar para reduzir os seus défices orçamentais.

“Cortar, com ou sem vontade, nos investimentos de alta rendibilidade apenas para fazer com que os números do défice pareçam melhores é realmente um disparate”, afirmou Joseph Stiglitz numa entrevista à rádio irlandesa RTE, citada pela Bloomberg.

“Porque tantos na Europa estão concentrados no número artificial de 3 por cento [de défice], que não tem qualquer realismo e só olha para um lado da balança, a Europa está em risco de entrar em nova recessão”, acrescentou o Nobel da economia.

Os governos da zona euro estão a aumentar os seus esforços, com mais medidas, para cortar os défices para menos de 3 por cento do PIB depois da crise grega ter afetado de forma grave a confiança dos investidores nos países da moeda única.

Apesar da economia ter expandido no segundo trimestre ao seu ritmo mais elevado dos últimos quatro anos, a retoma começa a mostrar sinais de abrandamento.

Stiglitz, que falava na à rádio irlandesa, considerou que por si só, a Irlanda não era demasiado pequena para determinar o que acontece à Europa no seu todo, alertando no entanto que se “a Alemanha, o Reino Unido e outros dos maiores países seguirem esta abordagem de austeridade excessiva, a Irlanda irá sofrer”, à semelhança do que acontecerá nesse caso aos países mais pequenos e dependentes das maiores economias.

Foto: ONU

Sem comentários:

Enviar um comentário