sexta-feira, 23 de julho de 2010

Zona Euro: Bancos portugueses e luxemburgueses passam testes de stress

A solidez dos quatro instituições financeiras portuguesas - BCP, BPI, CGD e Espírito Santo Financial Group - analisadas pelo Comité de Supervisores Bancários Europeu (CEBS) foi avaliada com nota positiva, revelou hoje o Banco de Portugal.

"Os quatro grupos bancários portugueses revelaram um elevado grau de resistência ao cenário adverso. Todos os grupos bancários apresentam rácios de capital Tier 1 superiores a 6 por cento em 2010 e 2011, apesar de uma significativa redução nos níveis de rendibilidade e solvabilidade no cenário adverso, por comparação com o cenário de referência", informou hoje em comunicado o Banco de Portugal.

De acordo com as conclusões do supervisor bancário, "o exercício não implica medidas de recapitalização no caso dos bancos portugueses".

Os resultados dos testes de resistência realizados a 91 bancos da zona euro, incluindo quatro portugueses - que correspondem a cerca de 74 por cento do sistema bancário nacional -, foram hoje divulgados pela entidade liderada por Carlos Costa, após o fecho do mercado bolsista.

"Os cenários de referência e adverso foram desenvolvidos pelo CEBS, em estreita cooperação com o BCE [Banco Central Europeu] e com a Comissão Europeia, e incluem uma combinação de choques adversos em termos de risco de mercado e de crédito, incluindo o risco soberano, para os anos 2010 e 2011", explicou o supervisor da banca portuguesa.

O Banco de Portugal referiu também que "o ponto de partida do exercício no que diz respeito a informação contabilística e prudencial é Dezembro de 2009".

Os mercados financeiros solicitaram a publicação destes testes para que se conheça a exposição dos bancos europeus à dívida da Grécia e outros países da zona do euro.

O objectivo foi analisar a resistência do sector bancário europeu e a capacidade que os bancos têm de suportar condições adversas e riscos nos mercados financeiros.

Bancos do Luxemburgo passam com distinção


Os dois únicos bancos do Luxemburgo sujeitos a estes testes de stress, o BCEE (Banque et Caisse d'Epargne de l'Etat) e o banco Raiffeisen passaram este exame com distinção, muito acima dos cenário de crise.

Sete bancos europeus falham stress-test

O banco alemão Hypo Real Estate Holdings, totalmente nacionalizado, o Agricultural Bank of Greece (ATEbank), e as "cajas" espanholas Diada, Cajasur, Espiga, Unnim e Banca Cívica foram as instituições que falharam nos testes hoje divulgados.

Sem comentários:

Enviar um comentário