terça-feira, 27 de julho de 2010

Portugal: Mulher de Saramago quer ser portuguesa e mudar-se para Lisboa

A jornalista espanhola Pilar del Rio, mulher do escritor José Saramago, pediu a nacionalidade portuguesa e espera mudar-se para Portugal depois do Verão, revelou a viúva do escritor segunda-feira à agência Lusa.

Pilar del Rio explicou à Lusa que requereu a nacionalidade há cerca de duas semanas e que tenciona mudar-se para Lisboa em Setembro, uma decisão que tinha sido bastas vezes conversada com José Saramago.

O Nobel da Literatura, que viveu desde os anos 1990 em Lanzarote, Espanha, morreu a 18 de Junho, aos 87 anos.

Quanto à casa que deixará em Lanzarote, assim como os objectos pessoais de Saramago, Pilar referiu que nada está ainda decidido quanto ao seu destino, mas a jornalista não descartou a hipótese da Casa dos Bicos, que vai ser a sede da Fundação Saramago, em Lisboa, acolher parte do espólio. É a essa mesma fundação que Pilar se quer dedicar no futuro, esperando que esteja "aberta à comunidade", como Saramago assim o desejou, em 2011.

Sobre a colocação das cinzas de Saramago perto da fundação, Pilar explicou que aguarda ainda autorização da parte da Câmara Municipal de Lisboa. As cinzas do escritor serão enterradas junto a uma oliveira que vai ser transplantada da terra natal de José Saramago, na Azinhaga do Ribatejo, para a frente da sede da instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário