terça-feira, 27 de julho de 2010

No Luxemburgo vai ser possível comprar casa, mesmo sem um financiamento inicial

O Governo luxemburguês quer criar um mecanismo de "arrendamento-venda", que permita comprar casa mesmo que o comprador não possua uma entrada inicial de dinheiro. Esta uma das medidas anunciadas recentemente pelo ministro da Habitação, Marco Schank, para facilitar a aquisição de casa própria.

O ministro veio dizer que está a preparar uma série de novas medidas para facilitar o acesso à propriedade por parte de privados sem, no entanto, adiantar quando estas medidas entrariam em vigor.

O mecanismo "arrendamento-venda" é um contrato que vai permitir àqueles que não dispõem de dinheiro para dar de entrada para uma habitação de comprar, ainda assim, casa própria. Em concreto, as pessoas em causa vão pagar todos os meses uma prestação, sendo que uma parte dessa prestação é para a renda e a outra parte é um contributo para a entrada inicial de uma casa. No final do contrato, este último montante será deduzido do preço de aquisição da habitação, que poderá então ser definitivamente comprada pelo arrendatário.

A "possível extensão" do subsídio de lar ("allocation loyer"), actualmente pago apenas aos beneficiários do RMG (Rendimento Mínimo Garantido), a outros beneficiários necessitados e um apoio financeiro temporário aos inquilinos ou proprietários que não possam pagar devido a problemas inesperados (desemprego, invalidez, divórcio, etc.) são outras medidas que o ministro prevê lançar brevemente.

Medidas que são consideradas bem-vindas numa altura em que os preços do imobiliário voltaram a subir desde o final de 2009 depois uma ligeiro recuo em 2008.

2 comentários:

  1. seria optimo...pois se me permitem gostaria de sa ber se a esposa tem um contrato indeterminado e o marido nao podem comprar casa obrigado pêla atençao
    meu mail:luis-sabino@live.com.pt

    ResponderEliminar
  2. em qye dia e pago ai o abono porque o pai do meu filho ta ai no luxemburgo ele ja meteu ai os papeis todos que era preciso a 1 mes meio aki em portugal ja nao recebo abono visto k foi cortado e recebi uma carta para pagar a segunca social portuguesa desde maio 2011 ate fevereiro 2012 sera k alguem me sabe explicar se e poxivel a seguranca social dai mandar me o dinheiro para a minha conta aki em portugal

    ResponderEliminar