quarta-feira, 21 de julho de 2010

Destaques da edição de 21 de Julho de 2010 do semanário CONTACTO

Os jovens imigrantes são as maiores vítimas de exclusão. Esta a manchete da edição de hoje do CONTACTO. O primeiro relatório sobre a situação dos jovens no Luxemburgo indica que a progressão social dos filhos de imigrantes é mais difícil e que a escola luxemburguesa, não adaptada à realidade da população escolar, faz com que os jovens da imigração continuem a sair da escola com menos qualificações do que os seus colegas luxemburgueses.

O artista plástico Lino Galvão, a associação Amizade Portugal-Luxemburgo e o halterofilista Aníbal Coimbra são os três nomeados do Luxemburgo aos Prémios Talento 2010. Este o outro destaque da nossa primeira página de hoje. É a primeira vez que o Luxemburgo tem três nomeados a estes galardões que visam distinguir os portugueses das comunidades. A gala dos Prémios Talento acontece sexta-feira em Lisboa e é transmitida em directo pela RTP internacional.

Nesta edição, debruçamo-nos ainda sobre duas das medidas na área social tomadas recentemente pelo Governo luxemburguês. O aumento de apoios aos desempregados de longa duração e às pessoas que procuram emprego e que têm mais de 45 anos é uma delas. A outra medida diz respeito ao aumento do valor das bolsas para estudantes. Embora à primeira vista esta última pareça uma boa decisão, recorde-se que é uma compensação ao facto de o Executivo ter decidido cortar os abonos de família para os filhos com mais de 21 anos. Oposição e sindicatos acusam a medida de ser discriminatória ao deixar de fora os filhos dos trabalhadores fronteiriços que ainda se encontrem a estudar.

No desporto, destaque para o desempenho do luxemburguês Andy Schleck na Volta a França em Bicicleta e para a equipa do Hamm Benfica que recebe sexta-feira a selecção do Irão para um jogo particular.

Estas e outras notícias no jornal CONTACTO desta semana, o seu semanário no Luxemburgo.


Ainda não recebe o CONTACTO em casa?

Para receber o jornal gratuitamente (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal em www.contacto.lu ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

Sem comentários:

Enviar um comentário