terça-feira, 15 de junho de 2010

Mundial2010: Port Elizabeth pintada com as cores nacionais

“É tudo vermelho e verde, um bom sinal”, resume Glória Monteiro, uma das “muitas centenas de madeirenses” que hoje invadiram Port Elizabeth para ajudar Portugal a vencer a Costa do Marfim na estreia no Mundial2010 de futebol.

O dia amanheceu em tempestade, a meio da manhã o sol surgiu tímido, entretanto ganhou confiança e os portugueses logo se espalharam pelas ruas trajados orgulhosamente com as cores nacionais, em sinal de “apoio inequívoco” à equipa de Carlos Queiroz.

“Só interessa a vitória, não importa por quantos”, frisa Carlos Ribeiro, residente em Joanesburgo e que promete apoiar a seleção das Quinas também nos desafios com Coreia do Norte e Brasil, “sempre acompanhado do filho”, que veio de Lisboa para partilhar esta aventura.

Edgar diz que “é mesmo importante ganhar o primeiro encontro” e acredita que “se Danny for titular, vai fazer um bom jogo, pois é o jogador em melhor forma”.

“Se o relvado estiver um pouco ensopado, quem joga no estrangeiro talvez se adapte melhor”, acrescentou, considerando que “ficar nos quatro primeiros do mundial é o mínimo exigível” a esta seleção.

Pai e filho estão cientes da importância de Didier Drogba na equipa da Costa do Marfim, mas garantem que Portugal não tem de se preocupar com a maior estrela do futebol africano: “Eles podem pôr lá 11 Drogbas, mas são na mesma apenas 11 jogadores”.

A quatro horas do desafio que se disputa às 16:00 (15:00 em Lisboa), as imediações do Estádio Nelson Mandela Bay estão ainda praticamente desertas – a instabilidade climatérica e ausência de espaços comerciais assim o justificam -, pelo que os portugueses se concentram na longa marginal.

Nas zonas mais comerciais, sobram os lusos com fé inabalável na seleção e, no caso dos imensos madeirenses, no seu filho pródigo Cristiano Ronaldo.

“Senhor Queiroz e Cristiano Ronaldo por favor têm de ganhar hoje. 1-0, 2-0, três ou quatro, não estou preocupado. Para bem da África do Sul, dos meus primos e minha família”, apelou o “sempre bem disposto” insular Leonardo Pereira.

A jovem Nádia Ferreira veio de Durban e não fica satisfeita com menos de 4-0, “com todos os golos do Cristiano Ronaldo, o meu ídolo”.

A contrastar a euforia lusa, que promete destacar-se no colorido do Nelson Mandela Bay, nas ruas não se vêm adeptos da Costa do Marfim, que seguramente terá um apoio inferior, a menos que conte com a solidariedade dos anfitriões também africanos.

Se o tempo ajudar e caso Portugal triunfe sobre a Costa do Marfim, a calma Port Elizabeth entrará na rota das cidades mais festivas do Mundial2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário