terça-feira, 29 de junho de 2010

Mundial de Futebol: Espanha bate Portugal e acaba com o sonho lusitano


A selecção portuguesa de futebol caiu hoje nos oitavos-de-final do Mundial de 2010, ao perder por 1-0 com a campeã europeia Espanha, na Cidade do Cabo, na África do Sul.
Um golo de David Villa, aos 63 minutos, selou o desaire da formação das "quinas", que fez melhor do que em 1986 e 2002 (eliminações na primeira fase), mas ficou longe das meias finais, atingidas em 1966 (terceiro lugar) e 2006 (quarto).

O guarda-redes Eduardo acabou por ser o melhor elemento da formação portuguesa, que não tinha sofrido qualquer golo na primeira fase (0-0 com a Costa do Marfim e Brasil e, pelo meio, uma goleada por 7-0 à Coreia do Norte).
Na primeira parte Portugal acabou por fechar bem os espaços para a sua baliza graças a um bloco defensivo reforçado, mas um segundo tempo desastroso tacticamente acabou por ser fatal para as aspirações lusas.

Queiroz dizia antes do jogo que para se ganhar à Espanha era necessário correr riscos, mas no fundo o técnico português pouco ou nada fez nesse sentido. Eduardo, Fábio Coentrão e Ricardo Carvalho foram os melhores do lado português num jogo em que Cristiano Ronaldo foi praticamente transparente. Esta derrota não pode deixar de constituir uma decepção para todos os portugueses. Não pela derrota em si, mas pela imagem de impotência e resignação que a nossa selecção deixou em campo, sobretudo na etapa complementar.

Nos quartos de final, a Espanha defronta o Paraguai, no sábado, a partir das 20h30, no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário