terça-feira, 18 de maio de 2010

Zona Euro: Juncker satisfeito com medidas do Governo português para diminuir défice

O presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker classificou as medidas adicionais tomadas por Portugal e Espanha para acelerar a diminuição dos seus défices orçamentais como "corajosas", estando os países membros da Zona Euro "satisfeitos" com elas.

"Pensamos que as medidas tomadas pelos governos espanhol e português são medidas corajosas, indicam uma trajectória de ajustamento que nos dão satisfação", disse Juncker, na conferência de imprensa que marcou o fim da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, em Bruxelas, na terça-feira de madrugada, já perto da uma da manhã.

As medidas anunciadas pelos governos português e espanhol serão agora "examinadas em detalhe" pela Comissão Europeia, antes de os ministros das Finanças da Zona Euro voltarem a dar o seu "julgamento final" sobre as mesmas, na reunião de 7 de Junho próximo, no Luxemburgo.

Por seu lado, o comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos explicou que os países membros da Zona Euro não devem acelerar todos ao mesmo tempo a sua consolidação orçamental para evitar o risco de uma recessão.

A aceleração da diminuição dos défices dos países europeus é vista como uma forma para acalmar os mercados financeiros que receiam problemas no pagamento da dívida pública por parte de vários países.

Os ministros das Finanças de Portugal e Espanha apresentaram na segunda-feira aos seus homólogos da Zona Euro, reunidos em Bruxelas, as medidas decididas para acelerar a redução dos respectivos défices orçamentais.

Entre as medidas, negociadas com o PSD, estão o aumento das três taxas do IVA em 1 ponto percentual, a criação de uma taxa extraordinária sobre as empresas com um lucro tributável acima de dois milhões de euros de 2,5 por cento e a redução de 5 por cento nos salários dos políticos, gestores públicos e membros das entidades reguladoras.

O esforço adicional de Portugal e Espanha é considerado importante para acompanhar o pacote de medidas europeias decidido no início da semana passada para acalmar os mercados financeiros, nomeadamente a criação de um fundo de estabilização de 750 mil milhões de euros.

Os ministros das Finanças voltarão discutir a questão terça feira numa reunião alargada aos titulares das Finanças da União Europeia (27 países).

Sem comentários:

Enviar um comentário