segunda-feira, 31 de maio de 2010

Médio Oriente: Portugal lamenta perda de vidas humanas em ataque israelita a frota humanitária

O governo português exprimiu hoje a sua “profunda preocupação” com o ataque israelita contra uma frota com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, lamentando “a perda de vidas humanas”.

Segundo a cadeia televisiva israelita 10, pelo menos 19 pessoas morreram e 26 ficaram feridas durante o ataque dos comandos israelitas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros indica em comunicado que “o Governo português tomou conhecimento, com profunda preocupação, dos incidentes ocorridos esta madrugada com uma frota de navios que levavam ajuda humanitária para Gaza e que terão causado a morte de mais de dez dos seus ocupantes”.

“O Governo português lamenta profundamente a perda de vidas humanas, condena o uso excessivo de força contra alvos civis, e apela a que seja rapidamente instaurado um inquérito para apurar de forma imparcial as responsabilidades destes acontecimentos”, adianta o comunicado.

Os seis navios, numa iniciativa da organização “Gaza Livre”, transportavam cerca de 750 pessoas de 60 nacionalidades e perto de 10 000 toneladas de ajuda humanitária.

O comunicado refere ainda que “o Governo Português reitera a sua profunda preocupação com a situação humanitária em Gaza e apela à total aplicação da Resolução 1860 do Conselho de Segurança (que defende a ajuda humanitária ao território palestiniano) e ao respeito pelo Direito Humanitário internacional”.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários:

Enviar um comentário