quinta-feira, 20 de maio de 2010

Luxemburgo: Sandrine Monteiro expõe os tabus da sociedade, até sexta-feira, na Kulturfabrik

Para um artista, todas as exposições são um desafio. Mas a primeira mostra representa um desafio ainda maior, porque é o primeiro passo numa experiência delicada: fazer descobrir ao público as suas ideias e pensamentos na esperança que este adira e compreenda. Dois jovens, que nada destinava a trabalhar juntos, Grégory Beauséjour e Sandrine Monteiro deram o passo e expõem actualmente fotografias na Kulturfabrik, em Esch/Alzette.

As fotos, em grande formato, pretendem quebrar o silêncio sobre temas tabu na nossa sociedade como o casamento forçado, a circuncisão feminina, a droga, a depressão, a anorexia, o fundamentalismo ou a prostituição. O mínimo que se pode dizer é que as fotografias são bastante cruas, interpelam o espectador e permitem abrir a discussão sobre os temas abordados. E era exactamente esta a reacção com que contavam os artistas.

Sandrine Monteiro é luxemburguesa, filha de pais cabo-verdianos, que vieram da ilha de São Vicente para o Luxemburgo nos anos 80. Hoje, aos 26 anos tem um percurso escolar clássico e segue actualmente uma formação de decoradora no Liceu Técnico de Artes e Ofícios (Lycée Technique des Arts et Métiers). Sandrine conta que foi como cliente que primeiro abordou o seu parceiro artístico. A jovem confia que as ideias eram suas, mas não sabiacomo realizá-las. Grégory deu-lhe indicações técnicas, explicou como transformar a ideia em fotos e o projecto foi tomando forma.

Grégory tem 30 anos, é oriundo de Metz (França) e vive no Luxemburgo há oito anos. Depois dos estudos em arquitectura, não encontrou trabalho na sua arte e começou como técnico num fotógrafo. Deste trabalho nasceu a sua paixão pela fotografia.

As fotos dos dois artistas podem ser vistas até 21 de Maio na Kulturfabrik. A exposição está aberta diariamente (excepto às segundas), das 15h às 19h.

texto e foto: Carlos de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário