quinta-feira, 29 de abril de 2010

Semana Europeia da Vacinação, até sábado

Explicar os benefícios individuais e colectivos da vacinação é o objectivo da 5a Semana Europeia da Vacinação, que decorre no Luxemburgo até sábado, 1 de Maio.

A vacinação é eficaz? Quais são as vacinas recomendadas? Em que idade? Uma vez vacinados é para toda a vida? Estas e outras questões poderão agora obter resposta.

As vacinas constituem a melhor protecção possível contra grande parte das doenças infecciosas que podem ter consequências graves para a nossa saúde, por vezes mesmo mortais. O facto de actualmente não se conhecerem casos de crianças com poliomielite ou difteria é consequência directa de uma vacinação sistemática dos bebés. Mas, para evitar que essas e outras doenças voltem a surgir, é essencial continuar a vacinar pequenos e grandes, segundo as recomendações do calendário de vacinação nacional.

No Luxemburgo, o último estudo sobre a vacinação mostra que mais de 95 % das crianças estão vacinadas.

Convém, no entanto, não esquecer que a protecção das vacinas recebidas na infância deve ser mantida. Por isso, para os adultos é importante repetir regularmente (todos os 10 anos) as vacinas contra a poliomielite, o tétano, a difteria e a coqueluche.

Sem comentários:

Enviar um comentário